Rádio Colmeia FM

Missão Harvard IFPR: aluna de União da Vitória nos Estados Unidos

Luísa Pedrolli (primeira da esquerda para a direita) com outros alunos do IFPR. Fotos: Divulgação/Reprodução

Uma aluna do IFPR campus de União da Vitória, selecionada para apresentar o seu projeto em Harvard, está entre os 13 alunos do Paraná que viajaram para os Estados Unidos na Missão IFPR/MIT/Harvard 2023.

O Coordenador da missão IFPR em Harvard, Professor César Serafin, conta o que é essa missão.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2023/05/5Cleber.mp3

Inscrita na missão, a estudante do terceiro ano do curso Técnico em Informática do Campus União da Vitória do IFPR, Luísa Pedrolli, foi aprovada em primeiro lugar no processo seletivo para apresentar o seu projeto em Harvard.

A estudante teve a oportunidade de apresentar seu projeto pré-selecionado pelo IFPR e recebeu sugestões de professores de renome internacional no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard.

A programação foi composta de ações educacionais, científicas e culturais, incluindo imersão e aulas de empreendedorismo em Harvard e MIT, em Cambridge, nos Estados Unidos.

O professor César Serafin, destacou o projeto de Luísa e incentivou mais alunos a inscreverem seus projetos.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2023/05/6cleber.mp3

Para concorrer a uma das vagas, Luísa precisou submeter dois projetos para avaliação: um projeto mínimo viável (PMV), visando levantar parte dos recursos para a expedição, e um pré-projeto de impacto social.

O Projeto Mínimo Viável (PMV) apresentado pela estudante é uma proposta de empreendedorismo baseada na venda de pão de mel, sendo comercializado em unidade, por R$ 5,00 ou kits especiais de 6 unidades, por R$ 25,00.

Já o pré-projeto de impacto social escolhido: A Matemática transforma!, consiste em ações educacionais visando democratizar a educação em Matemática, conscientizando estudantes, professores e comunidade de que as olimpíadas do conhecimento são importantes e trazem muitas oportunidades para nossos adolescentes.

Dentre as atividades do projeto, estão previstas palestras de conscientização e oficinas com o intuito de melhorar o nível dos estudantes em matemática e o seu desempenho nas olimpíadas da área. Luísa tem propriedade para falar sobre a importância dessas competição, pois ela vem obtendo premiações a nível regional e nacional nas Olimpíadas de Conhecimento. No ano de 2021, obteve premiação em todas as seis olimpíadas que participou e recentemente foi homenageada com moção de aplausos pela câmara de vereadores dos munícipios de União da Vitória e Paula Freitas. As conquistas também possibilitaram a sua participação no 63 London International Youth Science Forum (LIYSF 2022), de forma remota, como um dos 24 estudantes brasileiros selecionados pela Rede Poc International Education para o evento.

**Da redação com informações do blog Ivo Dolinski