O monumento erguido em homenagem aos 100 anos de Porto União em 2017 será deslocado de seu local atual. A prefeitura tem as obras aceleradas e em menos de três semanas deverá estar completa.
Desde sua inauguração, o monumento pareceu incômodo aos motoristas e a estética do centro da cidade, dando a impressão de que teria invadido a rua.
O monumento pesando toneladas, sofreu uma furação na base e recebeu um contra piso para dar suporte a toda construção. Este será então arrastado sobre trilhos, como um carrinho, usando a mesma técnica utilizada pela empresa GR na retirada de balsas dos rios.
A obra deslocará o monumento cerca de dez metros para seu local definitivo na extensão do calçadão da Praça Hercílio Luz. Para este procedimento, a prefeitura deverá isolar completamente o local.
No cinquentenário de Porto União, a Prefeitura também realizou uma importante obra para marcar a história do seu povo e do fortalecimento econômico do município, assim como no centenário.
Foi criado um monumento, na praça Hercílio Luz, com uma base, e em seguida, uma sustentação reta com várias placas de empresas da cidade, ao alto, um quadrado, onde a população tinha a sua disposição um relógio para conferir a hora certa.
Está obra faz o mesmo sentido de formato do monumento do Centenário. Tem sua base, e em seguida, em vez de ter as placa de empresas, tem a história da cidade desde o dia 5 de setembro de 1917, até os dias atuais.