Rádio Colmeia FM

Moradores de São Domingos são orientados sobre Febre Amarela

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Moradores da região de São Domingos, interior de União da Vitória, receberam orientações sobre a Febre Amarela na manhã de terça-feira, 20. O trabalho foi realizado por agentes de endemias, enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde e técnicos da Vigilância da 6ª Regional de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Os profissionais realizaram visitas domiciliares e alertaram a população sobre a importância da vacinação contra a doença, enfatizando que a Secretaria de Saúde deve ser imediatamente contatada em caso de aparecimento de um macaco morto.

O que é Febre Amarela:

É uma grave doença transmitida por certas espécies de mosquitos. O vírus responsável pelo problema atinge principalmente o fígado e causa febre, dor de cabeça e pele amarelada, entre outros sintomas. Em casos graves, ela pode matar, daí a importância da vacina.

Como a febre amarela é transmitida?

Macacos infectados passam o vírus para os insetos, ao serem picados. Então os mosquitos podem atacar um ser humano que está passando por alguma região de mata ou próxima a ela. Hoje em dia, os mosquitos que disseminam a febre amarela são dos gêneros Haemagogus e Sabethes.

Portanto, não há qualquer razão para matar macacos, como já aconteceu no nosso país. Eles não transmitem a doença para as pessoas (e a morte deles em decorrência da febre amarela serve como um primeiro sinal de alerta para as autoridades, que então conseguem bloquear os surtos).