Rádio Colmeia FM

Conjunto habitacional é inaugurado em União da Vitória

 

O sonho da casa própria se tornou realidade para 50 famílias do município de União da Vitória. Essas famílias anteriormente moravam ao fim da rua Cruz Machado, muito próximos ao rio Iguaçu. Com o auxílio dos caminhões da secretaria de Obras e do 5º Batalhão de Engenharia e Combate (5º BE bld), os moradores, junto de seus pertences, se mudaram para o bairro Rio D’ Areia, no Conjunto Vila Coradin, inaugurado na última quinta-feira, 7.

Projetos habitacionais são necessário para atender à demanda de habitação existente no município. No caso do projeto, executado pela Cohapar, com dinheiro doado pela secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, comandada por Fernanda Richa, essas são moradias para pessoas que viviam em área de risco.

Em períodos de enchentes do rio Iguaçu, essas famílias precisavam ser removidas do local, perdendo a maioria de seus pertences. O dinheiro para a obra é parte da economia realizada na Assembleia Legislativa do Paraná.

 

Proposta de renda na reciclagem

 

Segundo o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo o espaço da Codapar (antigo Terminal de Calcário) será utilizado para instalar a reciclagem. A prefeitura pretende adquirir máquinas e equipamentos próprios dessa prática. O objetivo é fornecer transporte e alimentação aos agentes ecológicos.

O material será recolhido pela prefeitura, ou concessionária, e levado até o local. O prefeito idealiza um sistema organizado com trabalhadores que pouco a pouco vão adquirindo autonomia e gerenciando o próprio negócio. Essa proposta, de uma só vez articula a coleta seletiva, retira carroças e gaiotas das ruas da cidade, dando autonomia e qualidade de vida e trabalho aos recicladores.