O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CBMSC), está de luto, com a confirmação da morte do cão Barney, que estava em serviço nesta sexta-feira, 3 de maio, na cidade de Iraça, no Sul do Estado.
A notícia da morte do cão de buscas Barney, do Corpo de Bombeiros foi divulgada pela comunicação social da instituição, através de nota oficial.
Barney tinha como tutor o bombeiro militar Rangel, e ambos faziam parte do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, na cidade de Lages, e na data de hoje estavam em serviço no Sul do Estado fazendo buscas por uma pessoa que está desaparecida. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Barney, foi até um rio, onde indicava a possível localização de alguém e ao submergir não retornou.
As equipes do Corpo de Bombeiros fazem as buscas pelo corpo do cão Barney e assim que for localizado será levado para a cidade de São José, para o crematório para animais.
O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, já colocou a disposição do bombeiro Rangel, como de todos os bombeiros que atuavam no dia a dia com o cão Barney, uma equipe de profissionais de psicólogos e está dando todo o apoio no que for preciso.
Barney, sempre se destacou em seu dever junto ao Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, pois ao ser chamado para fazer buscas, nunca voltou sem cumprir o seu dever. O cão também teve o seu trabalho destacado no Estado de Minas Gerais, quando os bombeiros foram deslocados para a região de Brumadinho.
O cão Barney, cumpriu o ser dever em prol da sociedade de Santa Catarina, e ficará registrada na história a sua bravura, dedicação e lealdade.