Rádio Colmeia FM

Municípios da AMSULPAR participam de evento para discutir sobre programa de regularização fundiária Escritura na Mão

Nesta sexta-feira (28) a regional de União da Vitória da Cohapar promoveu um encontro para tratar sobre assuntos relacionados ao programa de regularização fundiária Escritura na Mão.

O encontrou foi realizado no auditório da 6ª Regional de Saúde e contou com a presença de representantes técnicos, sociais e da engenharia dos 14 municípios atendidos pela Regional de União da Vitória. O evento também contou com a presença do Presidente da AMSULPAR, Antonio Luiz Szaykowski.

O programa Escritura na Mão foi desenvolvido pela Cohapar para ampliar a efetividade da Regularização Fundiária no Estado. Por meio deste programa os municípios interessados indicam áreas que pretendem regularizar. Após esta etapa, a Companhia realiza uma licitação para contratação de empresas especializadas para realizarem os serviços, sendo que os recursos para pagamento das empresas são oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, que foi instituído pela Lei Estadual 18.573/2015.

A superintendente de Regularização Fundiária, Giovanna Stallivieri Fernandes, explanou sobre o programa e sobre a ação realizada. “Nos dois meses anteriores fizemos uma rodada de adesão dos prefeitos ao programa e agora é o momento de capacitação técnica das equipes que são indicadas pelos prefeitos, as quais são formadas por assistentes sociais, engenheiros e administrativos para que essas equipes possam entender o funcionamento do programa e apresentar núcleos a serem regularizados em seus municípios, tudo isso sem nenhum tipo de custo nem para famílias e nem para o município”, explicou.

Durante o encontro foi possível esclarecer dúvidas a respeito do programa que têm grandes expectativas. “Reunião produtiva onde acreditamos que esclarecemos pontos necessários e estamos com boas expectativas para cumprir o pedido do Governador que é entregar mais de 80 mil escrituras para famílias neste ano, deixando famílias satisfeitas por estarem donas de seus imóveis, com a escritura na mão” destacou o Chefe Regional da Cohapar, Mario Lucio Ferreira.

“Pela primeira vez na história do nosso município e nossa região, temos o Estado bancando esse grande sonho da Escritura na Mão. É uma grande esperança poder levar dignidade a centenas de famílias que estão hoje no anonimato, que não conseguem inclusive participar de políticas públicas por não terem a documentação”, enfatizou o presidente da Amsulpar, Antonio Luiz Szaykowski.