Ícone do site Rádio Colmeia FM

Na disputa do MTB Fernando Pirica e Karine Soares vencem o barro e os adversários no Festival de Verão

DSC05554

Pirica dominou a prova a partir da segunda volta. É o rei no barro! (foto: Marcelo Goslar)

Fernando Stratmann Cordeiro, o Pirica, foi o campeão da classe Elite da modalidade Mountain Bike no Festival de Verão 2017, realizada na tarde deste sábado, 18 de fevereiro, no Parque Linear, em União da Vitória. Na classe Feminina Livre, disputa acirrada pela liderança nas cinco voltas da bateria, e no final vitória apertada de Karine Soares sobre Jane Nava.

Karine suportou a pressão para garantir a vitória. (foto: Marcelo Goslar)

Chuva e barro, mas nada de mimimi!

A única bateria que aconteceu sem chuva, ou melhor, com sol forte e muito calor, foi a Sub 17, vencida por Rafael Kavilhuk de ponta a ponta. Até a penúltima volta Gustavo Souza era o segundo, mas não aguentou a alta temperatura e o esforço e acabou passando mal, não concluindo a bateria. Com isso Rafael Platz herdou o segundo lugar. Lucas Goslar e Tiago Santos completaram o pódio.

A categoria Sub 17 foi a única a correr sem chuva. (foto: Marcelo Goslar)

Tiago (8), Platz (6) e Mendes (7). (foto: Divulgação)

Após a largada da Sub 23 e Sub 30 o tempo virou e a chuva começou, sessando por completo somente na última bateria da tarde, a da Elite. Douglas Mendes venceu a Sub 23 seguido de Mateus Platz; Tiago Scheneider foi o campeão da Sub 30, porém, numa condição de pista que concluir a prova já era uma conquista, demonstrando toda a garra e a persistência de cada um dos ciclistas que encaravam a disputa.

Luana Waismann chegou a liderar, mas não conseguiu manter o ritmo e fechou o desafio na terceira colocação. (foto: Marcelo Goslar)

As mulheres foram as próximas a alinhar para a largada e aí ninguém teve folga. Karine largou na frente, fechando a primeira passagem na frente, seguida da Luana Waismann e da Jane Nava.  Na volta seguinte Luana foi mais rápida no obstáculo da chegada e assumiu a liderança, porém situação essa que durou cerca de meia volta. “Perdi tempo num trecho e caí para a terceira colocação”, disse Luana. Jane aproveitou e a partir daí foi diminuindo vantagem para a líder até abrirem a última volta em igualdade de condições. Em pelo menos quatro momentos Karine e Jane ficaram lado a lado. Contudo Karine soube manter a calma e venceu o desafio com cerca de cinco metros de vantagem sobre Jane. “Foi uma corrida muito difícil. Não tinha lugar onde não tínhamos que forçar, além de que elas estavam próximas o tempo todo”, relatou a campeã Karine Soares. Completaram o pódio as irmãs Fabiana e Silmara Schtuck, com a quarta e quinta colocações respectivamente.

Jane tentou de tudo na volta final, ficando a poucos metros da vitória. (foto: Marcelo Goslar)

Independente da colocação, ao terminar a bateria tinham que ser chamadas de vitoriosas. (foto: Marcelo Goslar)

Odil ditou o ritmo no início da bateria… (foto: Marcelo Goslar)

A Master A (31-39 anos) e a Master B (40 acima) também largaram juntas. Odil Ferreira Júnior largou forte e dava a pinta que escaparia dos demais. Mas a partir da segunda volta Francisco Sonego deu o bote, e com uma escorregada do oponente assumiu a liderança geral da bateria e administrou a vantagem até a chegada. Sonego ficou na primeira colocação da Master “B” e Odil o campeão da “A”. Adriano Steinzinger não começou bem, mas se recuperou e terminou a bateria em terceiro no geral e segundo na “A”, seguido de Walter Leher, também da “A”. Ezimar Santos ficou com a segunda colocação da Master “B”.

… mas sofreu uma queda e Sonego aproveitou para assumir a liderança no geral da bateria. (foto: Marcelo Goslar)

O tira-teima da Elite com disputas do início ao fim

A Elite largou sem chuva, porém com uma pista prá lá de judiada. Marlon Tereski e Jonathan Menegasso iniciaram puxando o pelotão, mas com mais sete alucinados vindo atrás tudo mudou rapidamente. 

Pirica assumiu a liderança na segunda volta ao superar Hiago (24) e Atanazio (28). (foto: Marcelo Goslar)

Gabriel Atanázio assumiu a dianteira ao completar a primeira passagem, seguido de Jonathan, Marlon, Hiago Altmann e Willian “Lagarto” Ferreira.  Após uma largada discreta Fernando “Pirica” já passou em sexto, e ao fechar a segunda volta, surpreendentemente apareceu na primeira colocação para não mais perdê-la. “Senti que eu conseguia embalar mais que os demais na reta oposta. Mas o tempo todo fiz muita força, não teve folga”, disse Pirica.

Hiago tem 15 anos e já é considerado como a maior revelação do ciclismo local. (foto: Marcelo Goslar)

Da segunda colocação em diante ninguém teve vida fácil. Hiago ocupou a vice-liderança da terceira a oitava volta, quando foi superado por Marlon que chegou a ficar na quinta colocação. Outro que deu trabalho aos concorrentes foi Willian Lagarto que terminou a bateria em quarto lugar, e completando o pódio Gabriel Atanázio em quinto.

Marlon (8), Willian Lagarto (23) e Atanázio protagonizaram boas disputas no decorrer das 10 voltas da bateria. (foto: Marcelo Goslar)

O Festival de Verão 2017 foi uma realização da Prefeitura de União da Vitória, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes. A competição de Mountain Bike contou com o apoio da equipe de MTB 12 de Outubro.

Pódio da categoria Elite. (foto: Marcelo Goslar)

Categoria Feminina Livre (foto: Marcelo Goslar)

Categoria Máster B (foto: Marcelo Goslar)

Pódio Máster A. (foto: Marcelo Goslar)

 

Categoria Sub 17 (foto: Marcelo Goslar)

Depois da lama, esse era o único jeito… (foto: Marcelo Goslar)

… nada de chuveiro quente! (foto: Marcelo Goslar)

Hiago Altmann (foto: Marcelo Goslar)

Guto Ravanello fez uma prova de recuperação e terminou a Elite em sexto. (foto: Marcelo Goslar)

Ezimar Santos ficou em segundo na Máster B. (foto: Marcelo Goslar)

Adriano Steinzinger ficou em segundo na Máster A. (foto: Marcelo Goslar)

Ao completar a primeira volta da Elite, disputa entre Atanázio, Marlon e Menegasso. (foto: Marcelo Goslar)

Karine, Luana e Jane comemorando o final da bateria. (foto: Marcelo Goslar)

Sair da versão mobile