Você sabe o que aconteceu na Sexta-feira Santa? O feriado acontece o feriado conhecido como Sexta-feira da Paixão.
Trata-se de um feriado e uma data religiosa e ela marca o encerramento do período da quaresma. A data é histórica e bastante tradicional no segmento cristão, a religião com um maior número de fiéis no Brasil.
Nesse contexto, é muito importante entender o que aconteceu nesse dia, porque é considerado um feriado religioso e entender quais são os hábitos e tradições dessa data. Destacaremos sobre essas questões logo abaixo.
O que é a Sexta-feira Santa?
Trata-se de um feriado religioso do cristianismo na qual simboliza a morte de Jesus Cristo. No ano 33, ele foi morto e crucificado pelo Império Romano. Guardas Romanos ainda colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça, Jesus carregou a cruz e pouco depois foi morto e crucificado.
A data acontece sempre dois dias antes da Páscoa, que trata de outro feriado religioso e ele celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Ambas as datas são feriados nacionais no Brasil e em diversos países do mundo, como na Itália.
De acordo com o cristianismo, a sexta-feira santa é um dia de reflexão sobre o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. É bastante frequente a ocorrência de reconstituições, homenagens e outras formas de representações artísticas de como teriam os seus últimos dias de vida de Jesus Cristo. Isso inclui o julgamento, a crucificação e também a ressurreição.
Quando acontece a Sexta-feira Santa?
A sexta-feira santa não tem uma data fixa. Desse modo, não há um dia específico para ser comemorado atualmente. No entanto, na maioria das vezes, a data acontece na semana no domingo de Páscoa.
Segundo a tradição cristã para definir o dia da Sexta-feira da Paixão considera-se a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no Hemisfério Sul ou depois do equinócio de primavera no Hemisfério Norte do globo. Nesse caso, a data pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.
Vale destacar ainda que após a definição da data de sexta-feira santa, outras comemorações são definidas. Entre elas estão o Carnaval, o domingo de Páscoa e a quarta-feira de Cinzas (primeiro dia da Quaresma).
O que dizem que aconteceu nesse dia?
No dia da sexta-feira da Paixão, aconteceu a crucificação e morte de Jesus Cristo. Ele carregou a cruz por um longo trajeto e os soldados do Império Romano colocaram uma coroa de espinhos em Cristo. Ao finalizar o trajeto, ele foi morto e dois dias depois ressuscitado.
Vale destacar que a data ainda simboliza a ressuscitação de Jesus Cristo também é feriado nacional e atualmente conhecido como Domingo de Páscoa. Essa data marca o encerramento da quaresma.
Por que ele é um feriado religioso?
Não é muito difícil explicar sobre essa questão. A sexta-feira santa é uma data típica do cristianismo e que simboliza a morte de Jesus Cristo, logo é um feriado religioso. Trata-se de uma oportunidade de as pessoas refletirem sobre o acontecimento.
O cristianismo defende a ideia de que o feriado também é uma oportunidade para cada um refletir sobre o que aconteceu e meditarem em respeito ao Senhor, que, ao morrer, foi vitorioso e trouxe a salvação de todos.
Quais os hábitos e tradições desse dia?
Existem diversos hábitos e tradições na Sexta-feira Santa. De acordo com o cristianismo, trata-se de uma data de reflexão sobre o sacrifício de Jesus na cruz. O dia é bastante marcado por diversos rituais e penitências, como o jejum de carne ou abstinência de prazeres mundanos.
Vale destacar ainda que nessa data é bastante comum a presença de reconstituições, encenações homenagens e outras maneiras de representações artísticas como teriam os últimos instantes da vida de Jesus Cristo. Isso passa pelo julgamento, pela crucificação e também pela posterior ressurreição.
Vale ressaltar ainda que o dia considerado feriado nacional no Brasil e muitas pessoas não trabalham por esse motivo. Nesse contexto, os fiéis terão a oportunidade de refletir mais em relação ao significado da data.
**NCSTV