Rádio Colmeia FM

O que marcou Porto União da Vitória em 2014

O ano de 2014 ficará marcado por muitas coisas boas, como ruins para a sociedade de Porto União (SC), e União da Vitória (PR).

Em janeiro de 2014, o morador de União da Vitória já teve que pegar papel e caneta, para somar as contas de inicio de ano, como as tradicionais contas de energia elétrica, água, IPVA, e deixar uma reserva para que mais no meio do ano, tivesse recurso para pagar o IPTU, que teve uma alta nada animadora para o bolso do morador.

O Carnaval nas cidades gêmeas foi de muita festa, mas com muitos problemas na área de segurança pública. A Polícia Militar de Porto União, como de União da Vitória tiveram muito trabalho, assim como o Corpo de Bombeiros nos atendimentos de alcoolismo em via pública, e acidentes.

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Porto União comemorou com muita alegria, a pavimentação e federalização da BR 280, trecho Porto União Canoinhas, onde agora o transito está mais seguro. Além da BR, o poder público da cidade junto ao prefeito Anizio de Souza, e seu vice-prefeito Aloisio Salvatti, puderam realizar muitos investimentos na cidade, chegaram à casa de oito milhões de reais.

No Sul do Paraná, a obra da BR 153, que é uma luta de muitas autoridades e em especial das famílias que infelizmente perderam seus entes queridos, foi entregue com a presença do ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos.

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

Porém, o destaque do ano foi à tragédia climática que ocorreu no mês de junho e julho, onde uma forte chuva que teve início numa quinta-feira veio trazendo prejuízos por mais de 15 dias, em que resultou no alagamento de Porto União da Vitória.

O Rio Iguaçu subiu tão rápido, que a população não teve tempo para retirar os seus pertences, e muitos perderam toda a mobília.

Na cidade de Porto União, o prefeito Anizio de Souza decretou situação de emergência, já na cidade vizinha de União da Vitória, o prefeito decidiu pela calamidade pública.

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

O Governador do Paraná Beto Richa esteve junto com a primeira dama do estado, Fernanda Richa, em União da Vitória várias vezes trazendo ajuda, e o Governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, também esteve na cidade vizinha, e disponibilizou ajuda ao poder público local. Além dos Governadores, a Presidente da Republica Dilma Rousseff, também esteve em União da Vitória, onde se dispôs a ajudar a população das cidades gêmeas.

Após as chuvas e cheias do Rio Iguaçu, os trabalho em prol de ajudar a comunidade foi feita pelos próprios moradores, entidades e até mesmo por emissoras de rádio de Santa Catarina, que realizaram campanhas de doação.

Mais para o final de ano, muitas apresentações culturais foram realizadas, e entidades foram contempladas com convênios da Prefeitura de Porto União.

O esporte esteve em alta na “Cidade Amiga”, com várias modalidades esportivas nas quadras e nos campos de futebol, mas ao final do Campeonato Municipal de Interior, foi marcado por atos contra o esporte, e dois times foram punidos e estão fora da competição em 2015.

A nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Porto União foi eleita, onde faz parte do lado da atual administração pública.

Foto: Jornalismo Rádio Colmeia

O prefeito de Porto União também realizou uma audiência em seu gabinete, para que cada secretário relatasse uma breve apresentação, de cada ação desempenhada durante o ano.

Já na sexta-feira, 29, foi realizado na sede da Câmara de Vereadores de Porto União, a última sessão de 2014, onde foi aprovado o aumento da taxa de lixo na cidade, e a entrega de mais de 600 mil reais para o poder executivo, onde 250 mil será repassado para a Secretaria Municipal de Saúde, para compras de medicamentos.

E finalizando o ano de 2014, no dia 31 de dezembro, o prefeito de Porto União Anízio de Souza, passa o cargo de prefeito ao seu vice Aloisio Salvatti, onde vai comandar o município por 30 dias.

 

Retrospectiva Nacional:

 

O ano de 2014 foi marcado por muitos acontecimentos em todo o Brasil: Política, “eleições 2014”, esporte, escândalos da Petrobras, e etc.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2014/12/RETROSPECTIVA_01.mp3?_=1 https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2014/12/RETROSPECTIVA_02.mp3?_=2