Rádio Colmeia FM

Obra de recuperação do Cine Luz será iniciada na quarta-feira, 16

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O reitor do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), Alysson Fratz, concedeu uma entrevista no sábado, 12 de outubro, durante a 12º Festa nacional da Costela de União da Vitória, e confirmou que na próxima quarta-feira, 16 de outubro, será dado início as obras de recuperação do Cine Teatro Luz.

Para se ter oficialmente a documentação assinada de autorização para dar início às obras, o reitor Alysson Fratz e o vice-reitor Lucio Passos, estiveram por muitas vezes em Curitiba, junto ao Governo do Paraná, na área de conservação do patrimônio histórico.

No dia 14 de novembro de 2018, a reitoria da Uniuv realizou uma coletiva de imprensa, em que fizeram uma ampla apresentação de todo o processo. Como afirmado, o Centro Universitário da Cidade de União da Vitória teve que fazer a apresentação da documentação, e nisso, foi apresentado 15 cadernos com informações que foram inseridas no Protocolo nº 14.486.827, após 31 de outubro de 2018. Confira:

 

Caderno 01: Laudo Pericial

 

Caderno 02: Pesquisa Histórica

 

Caderno 03: Levantamento Físico

 

Caderno 04: Análise Tipológico

 

Caderno 05: Prospecção Arquitetônica

 

Caderno 06: Levantamento de danos no piso

 

Caderno 07: Levantamento de danos em paredes / Estruturais

 

Caderno 08: Levantamento de danos em portas

 

Caderno 09: Levantamento de danos em janelas

 

Caderno 10: Levantamento de danos em forro e telhado

 

Caderno 11: Memorial Descritivo

 

Caderno 12: Caderno de Projetos

 

Caderno 13: Proposta de Intervenção

 

Caderno 14: Planilhas Orçamentárias

 

Caderno 15: Registro de Responsabilidade Técnica – RRT

 

Vale destacar que a sociedade pode acompanhar todo o processo sobre a obra do Cine Teatro Luz acessando o site da Uniuv (www.uniuv.edu.br).

 

Entrevista:

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Acompanhe a entrevista em que o reitor da Uniuv concedeu a Rádio Colmeia, explicando o que será feita de imediato e o valor a ser aplicado na obra, assim como, o tempo previsto para a conclusão da revitalização do Cine Teatro Luz de União da Vitória:

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2019/10/ENTREVISTA-REITOR-ALYSSON.mp3?_=1

 

Bem Tombado:

 

O edifício Cine Teatro Luz é “Bem Tombado” pelo Estado do Paraná, inscrição no Livro do Tombo Histórico nº 141-II, processo nº 003/2001, com data de 17 de dezembro de 2003, localizado na rua Carlos Cavalcanti, nº 124, União da Vitória, Paraná/PR, tendo como proprietário a Fundação Municipal centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv).

A edificação do Cine Teatro Luz inaugurada em 06 de outubro de 1951 com 1600 lugares, possuiu frontispício com composição simétrica, com o eixo central valorizado pelo alteamento da platibanda, recuo de trecho do plano da fachada e um coroamento com desenhos geométricos escalonados. Três grupos de janelas estreitas e alongadas estão dispostos ao longo da frontaria e acentuam as linhas verticais. O acesso principal é protegido por marquises de concreto armado levemente em curva, com delicado acabamento em vidro no alto. A composição do frontispício revela a influência do Art Dèco no desenho acentuadamente geométrico dos ressaltos que os vãos e arrematam a platibanda.