Ícone do site Rádio Colmeia FM

Operação Luz da Infância investiga exploração sexual infantil na internet em Santa Catarina

Divulgação

Com o objetivo de identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet no Brasil e em mais quatro países, a sétima fase da Operação Luz da Infância foi deflagrada nesta sexta-feira, 06 de novembro.

Coordenada pelo Ministério da Justiça (MJ), com a participação das Policias Civis de dez Estados, incluindo Santa Catarina e Paraná, envolve 137 mandados de busca e apreensão. Além de Santa Catarina e Paraná, os estados do Rio Grande do Sul, Alagoas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo foram alvos. A operação também acontece na Argentina, Paraguai, Panamá e Estados Unidos.

Em Santa Catarina, os mandados de busca e apreensão cumpridos foram expedidos pela Justiça e identificados pela Polícia Civil com base em informações coletadas em ambientes virtuais com indícios de autoria e materialidade delitiva. Eles estão sendo cumpridos em Florianópolis, São José, Caçador, Morro da Fumaça, Sombrio, São José do Cedro, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Rio do Sul e Itapema. As buscas são realizadas em conjunto com o Instituto Geral de Perícias (IGP).

Divulgação

Essa ação é decorrente de uma cooperação mútua entre a Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas do MJSP e conta com o auxílio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (Homeland Security Investigations -HSI).

A pena para quem armazena esse tipo de conteúdo no Brasil varia de 1 a 4 anos de prisão. Se houver compartilhamento varia de 3 a 6 anos e de 4 a 8 anos de prisão pela produção de conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual.

Histórico
A Operação Luz na Infância está na sua sétima fase. Os resultados das anteriores foram os seguintes:

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/11/Operacao-Luz-da-Infancia-investiga-exploracao-sexual-infantil-na-internet-em-Santa-Catarina-.mp4
Dr. Paulo Koerich, Delegado Geral da Polícia Civil e na função de Secretário de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina.
Sair da versão mobile