Ícone do site Rádio Colmeia FM

Operação Petróleo Real em União da Vitória vistoriou 12 postos de combustível

Imagem: Divulgação

A Operação Petróleo Real realizada nesta quinta-feira, 8, vistoriou o total de 12 postos de combustível em União da Vitória. Com iniciativa do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, a operação foi coordenada pelo Procon, Polícia Civil e Polícia Cientifica, seguindo o decreto federal 10.634/2021, que dispõem dos direitos dos consumidores receberem informações claras sobres os preços dos combustíveis.  

No município foram realizados autos de constatação de cerca de 30 irregularidades e colhidas amostras de gasolina e etanol diretamente das bombas dos postos, pelo perito criminal. De acordo com a coordenadora do Procon, Micheli Oaniéski Viganó, as amostras foram encaminhadas ao laboratório de criminalística do Paraná na manhã de hoje, 9, para análise de possíveis fraudes. Os laudos vão ser divulgados para população assim que retornarem.

Micheli destaca que a integração dos órgãos para fiscalização é muito importante para a população, “porque visam preservar o direito dos consumidores e reprimir práticas abusivas e criminais”, diz. Todos os cidadãos tem o direito de exigir o teste de qualidade do combustível diretamente nos postos e, os postos são obrigados a realizar os testes na presença dos consumidores.

Para dúvidas ou constatação de indícios de fraudes e irregularidades sobre os combustíveis o consumidor pode realizar denúncia no Procon, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-PR) ou na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocumbustíveis (ANP).

Denúncias em União da Vitória podem ser realizadas pelo e-mail: proconuva@gmail.com ou pelo telefone 3524 4346.

Sair da versão mobile