Rádio Colmeia FM

Orientação e boa música marca o Maio Amarelo em Porto União

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

As ações do Maio Amarelo na cidade de Porto união, teve início na noite dessa quarta-feira, 15 de maio no Cine Teatro Ópera, com a presença de atividades do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e a apresentação da Orquestra Show Pormade.

A programação iniciou às 19h30 com uma apresentação por parte da Orquestra Show Pormade, que fez o público presente cantar muito. O maestro e professor da Orquestra Show Pormade, José Carlos Gonçalves, falou em entrevista para a Rádio Colmeia que só tem a agradecer ao Corpo de Bombeiros e Polícia Militar pelo convite para participar das atividades do Maio Amarelo na cidade de Porto União.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2019/05/AMARELO-01-JOSÉ-CARLOS-GONÇALVES-FALA-DO-PAPEL-SOCIAL-DA-ORQUESTRA-SHOW-PORMADE-NAS-AÇÕES-DO-MAIO-AMARELO.mp3?_=1

 

Na oportunidade, a Polícia Militar de Porto União levou informações sobre o teste do etilômetro (teste do bafômetro) e como está sendo feito as ações da PM local em prol de um trânsito melhor. O Tenente Coronel Silvano Sasisnki, falou sobre as atividades que estão em andamento no mês do Maio Amarelo.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2019/05/AMARELO-02-TENENTE-CORONEL-SILVANO-SASISKI-FALA-DA-IMPORTANCIA-DE-ORIENTAÇÃO-AOS-MOTORISTAS-NO-MAIO-AMARELO.mp3?_=2

 

Durante a fala do Sargento Afonso do Corpo de Bombeiros de Porto União sobre os mais diversos acidentes ocorridos, a Polícia Militar realizou três testes de bafômetro nos convidados, sendo perguntado quem tinha mais de 18 anos, possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que não estava dirigindo. Após as confirmações, foi oferecido para três pessoas bebida alcoólica, sendo cerveja com álcool e sem álcool e um chocolate com licor. Antes de fazer o consumo, foi feito um teste e depois do consumo foi feito outro, na sequência,foi mostrado o resultado para o público. Outro ato feito durante o teste foi tentar enganar o resultado consumindo bala, entretanto, foi confirmado da mesma maneira que a pessoa tinha consumido bebida alcoólica.

O bombeiro de Porto União, Afonso, destacou também os cuidados que os condutores devem ter não somente no mês de maio, mas sim, em todos os dias.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2019/05/AMARELO-03-SARGENTO-AFOLSON-FALA-DOS-CUIDADOS-E-ORIENTAÇÕES-NO-TRÂNSITO.mp3?_=3

 

Outro ponto enfatizado pelo Sargento Afonso, foi para os ciclistas de União da Vitória, para que sempre sigam as orientações do Código de Trânsito Brasileiro fazendo o uso da ciclovia.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2019/05/AMARELO-04-SARGENTO-AFOLSON-FALA-SOBRE-OS-CUIDADOS-COM-CICLISTAS-E-MOTOCICLISTAS.mp3?_=4

 

No lançamento do Maio Amarelo em Porto união, a equipe do Curso de Mecânica do ## (Senai) de União da Vitória, participou levando uma maquete didática para orientar os condutores da importância de manter sempre em dia a manutenção do veículo. SolianeKerscher, orientadora pedagógica do Senai de União da Vitória, falou sobre o curso, acompanhe:

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2019/05/AMARELO-05-SOLIANE-KERSCHER-ORIENTADORA-PEDAGÓGICA-DO-SENAI-UVA-FALA-DA-IMPORTÂNCIA-D-EMANTER-O-VEÍCULO-SMEPRE-REVISADO.mp3?_=5

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

 

Dados:

 

Durante o evento foi apresentado um breve relatório dos acidente de janeiro de 2018 até janeiro de 2019, tendo como resultado, um total de 29.008 em todo o estado de Santa Catarina. Na região do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que atua desde a cidade de Campo Alegre até a cidade de Porto União, teve como resultado um total de 2.270 acidentes. Já na cidade de Porto união, no mesmo período, foi registrado um total de 301 acidentes.

Outra informação repassado foi sobre a direção defensiva, tendo como resultado, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% de falha humana / 12% condição da via / 5% falha mecânica / 3% outras causas.

 

Dados da Polícia Militar de Porto União no período de abril de 2018 até abril de 2019 sobre embriaguez ao volante, resultou em: Número de autuados por embriaguez 63 /Número de autuados por recusa 73 / Número de acidentes com danos materiais 367 / Número de acidentes com lesões corporais 198.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia