Rádio Colmeia FM

Parceria entre CEJUSC e Uniguaçu leva atendimento de Saúde à comunidade escolar

Imagens: Divulgação

A atividade é parte de um cronograma de eventos presenciais nas escolas, com número limitado de pessoas, espaço aberto e ventilado, e atendimento aos protocolos em Saúde e Decretos em vigor. Tendo como objetivo, na parceria entre o CEJUSC e o Centro Universitário do Vale do Iguaçu (Uniguaçu) e apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE), promover atendimento de saúde aos estudantes, professores, familiares de alunos e demais componentes da comunidade escolar. 

O Colégio Estadual Neusa Domit, do distrito de São Cristóvão, teve a primeira etapa na quinta-feira, 29. As atividades são relacionadas ao projeto de extensão universitária elaborado pelas professoras Janaina Túrmina, Lidiane Fernandes, do curso de Biomedicina da Uniguaçu, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de União da Vitória. Tendo apoio do NRE.

“Tendo em vista a pandemia reduziu-se o número de participantes, sendo, portanto, atendidas 20 mulheres da comunidade escolar e um homem. Destaca-se que foram seguidos todos os protocolos de segurança desde a entrada na escola com o aferimento de temperatura e em todos os procedimentos realizados pelos acadêmicos, com uso constante de máscaras, luvas e higienização com álcool nos materiais utilizados”, frisou a professora Márcia Senka Tonkio.

“Foram momentos bastante agradáveis, destaca-se a receptividade da equipe da diretiva do Colégio Neusa Domit que carinhosamente recebeu a equipe e os participantes, indubitavelmente, todos sentiram-se muito acolhidos. O trabalho desenvolvido pelos acadêmicos com muita dedicação e responsabilidade, em que os cuidados com a pele de certo modo elevaram a autoestima dos participantes que compreenderam a importância de cuidar da pele em quaisquer situações, visto que em tempos de isolamento social, acabam sendo esquecidos, certamente, por trás das máscaras e através delas, sorrisos brotaram e embelezaram ainda mais os rostos dos participantes”, acrescentou.

Os cuidados com a saúde, devem envolver muito além da cura patológica; com esse intuito o projeto de extensão do curso de biomedicina, visa prevenir doenças não transmissíveis. Atividades como a realizada no colégio Neuza, propiciam orientações com a saúde da pele, prevenindo doenças, que podem afetar todas as idades”, relatou a professora de Biomedicina Lidiane Fernandes. Novas etapas serão desenvolvidas, na sequência, em outras instituições.

A professora Márcia Senka Tonkio, que atua no CEJUSC por meio do NRE, frisou, também, a receptividade da diretora do Neusa Domit Josiane Bunhak e da vice-diretora Cristiane Debacker. Segundo ela, a iniciativa busca justamente este atendimento diferenciado à comunidade escolar e oportuniza a ampliação do aprendizado aos acadêmicos do curso. Tudo seguindo os protocolos em saúde e as medidas em vigor para evitar o contágio da Covid-19.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2021/05/CARLOS-MATTIOLI-CEJUSC-E-UNIGUACU.mp3