Ícone do site Rádio Colmeia FM

Parceria entre Estado e município facilita emissão de escrituras imobiliárias em Irati

Foto: COHAPAR

Moradores de Irati que residem em imóveis da Cohapar com financiamento quitado têm mais facilidade para emitir a escritura de suas propriedades. Uma parceria entre o órgão estadual e a prefeitura garante que o processo seja realizado diretamente na cidade, na região Centro-Sul do Paraná.

A iniciativa conjunta permite que os titulares dos contratos, compradores ou famílias que residem há mais de cinco anos em casas da Cohapar já quitadas regularizem a situação documental e possam registrar a propriedade em cartório. O serviço é oferecido por R$ 478,36 à vista e pode ser parcelado em quatro ou seis prestações com um pequeno acréscimo de custo.

A adesão pode ser feita pelo site cohapar.pr.gov.br/escritura e, no caso de Irati, também é possível tirar dúvidas ou iniciar os trâmites no Departamento Municipal de Habitação.

O setor funciona na prefeitura, localizada na Rua Coronel Emílio Gomes, 22. O atendimento é prestado de forma presencial ou pelo telefone (42) 3132-6186, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

DIFERENCIAL – O chefe do escritório regional da Cohapar, Elmar Vornes, explica que o apoio da administração municipal tem sido um diferencial para o sucesso da iniciativa na cidade. “A prefeitura tem um papel importante nesse elo dos mutuários com a Cohapar. Eles viabilizam a coleta de documentos, auxiliam nas orientações às pessoas para que atendam a documentação exigida”, relata. 

“Se o mutuário terminou de pagar o financiamento ele pode procurar o Departamento de Habitação para obter o certificado de quitação. Aqueles que não são os titulares do financiamento, mas que tenham uma procuração ou um contrato de compra e venda também podem regularizar a documentação do imóvel em seu nome e ter o direito de propriedade assegurado”, conclui Vornes.

BALANÇO – Desde o início do programa, a Cohapar entregou 81 escrituras imobiliárias a famílias de Irati de um total de 430 emitidas pelo escritório regional da empresa. O público potencial, no entanto, é de quase mil famílias quando se leva em consideração o volume de imóveis construídos nas últimas décadas na cidade.

Segundo a coordenadora do Departamento de Habitação de Irati, Ana Rute Dalzoto, a medida é resultado do bom relacionamento entre os órgãos estadual e municipal. “O departamento é uma porta de entrada para todos os serviços habitacionais do município. Nós prestamos o primeiro atendimento para que as pessoas não precisem se deslocar até Guarapuava, facilitando o acesso a este serviço da Cohapar, que é tão importante para a população”, afirma.

Em todo o Paraná, o programa já beneficiou 8.155 famílias. Os resultados obtidos e o modelo de trabalho, que reduz custos e burocracia, fez com que a Cohapar recebesse em 2020 o Selo de Mérito, uma premiação nacional que reconhece as melhores práticas do poder público voltadas à habitação de interesse social.

Sair da versão mobile