O Tribunal de Contas do Estado do Paraná – TCE/PR emitiu parecer com pronunciamento técnico sobre as contas da prefeita de Porto Vitória, Marisa Ilkiu de Souza, referente ao ano de 2023 e apontou a saúde pública do município como a segunda melhor do Estado na avaliação do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM).
O IPDM é um índice que mede o desempenho dos 399 municípios do Estado do Paraná. Sua elaboração se baseia em diferentes estatísticas de natureza administrativa e avalia as ações do governo que visem à melhoria da qualidade dos serviços da Atenção Básica em Saúde, de acordo com as necessidades e demandas da população.
A atuação da Administração Municipal na área da saúde alcançou pontuação de 7,63 em 2023, o que representou uma variação positiva de 1,67 pontos com relação ao ano de 2022. A avaliação foi positiva em todos os aspectos, sendo observadas as questões de instrumento de planejamento; gestão de trabalho; coordenação do cuidado; territorialização e vínculos; ofertas de serviços; promoção da saúde; assistência farmacêutica e estrutura física.
O parecer do TCE/PR tem como finalidade subsidiar o julgamento das contas da prefeita perante a Câmara Municipal de Vereadores, nos termos do artigo 49, inciso IX, da Constituição Federal de 1988.
“Recebemos com muita alegria o pronunciamento técnico do Tribunal de Contas que demonstra o quanto estamos comprometidos com nosso município, especialmente, com a área da saúde que é tão importante para nossa população. Buscamos todos os dias gerir da melhor maneira a saúde de Porto Vitória aplicando bem o dinheiro público para que os moradores possam receber serviço de qualidade”, enfatizou a prefeita Marisa Ilkiu de Souza.