Rádio Colmeia FM

Pedro Ivo vai a Brasília para reunião sobre reestruturação de aeroportos

Foto: Divulgação

O prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, faz parte de seleta lista de prefeitos, 40 ao todo, que estará na Capital Federal nesta quinta-feira, 5. O grupo foi convidado para conhecer os projetistas e técnicos responsáveis pelos projetos de reestruturação de aeroportos para 40 cidades do Sul do Brasil. O Aeroporto Municipal José Cleto foi selecionado para receber a infraestrutura necessária para viabilizar voos comerciais.

A reunião vai tratar especificamente do “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos” que foi anunciado em 20 de dezembro de 2012 e tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços e a infraestrutura aeroportuária para os usuários, ampliar a oferta de transporte aéreo e reconstruir a rede de aviação regional. A elaboração dos estudos e projetos de engenharia tem previsão para iniciar este mês e deve seguir em janeiro de 2014.

O prefeito Pedro Ivo foi convidado para participar dessa reunião, na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR) que contará com representantes do Banco do Brasil e tem como meta principal a apresentação da empresa projetista encarregada dos Estudos de Viabilidade Técnica e Preliminar dos Aeroportos das cidades contempladas. Além do repasse de informações sobre a sequência do cronograma de ações.

Pedro Ivo salienta que na atualidade o deslocamento entre União da Vitória e as capitais é complicado justamente pela ausência de transporte aéreo. “Hoje não se pergunta a quantos quilômetros estamos de Curitiba ou qualquer outra Capital”, explica. “A reestruturação do nosso aeroporto (Municipal José Cleto) significa enorme avanço. Poderemos dizer que estamos a 20 ou 30 minutos de Curitiba ou Florianópolis, por exemplo”, completa.

Ainda, a perspectiva, anunciada pelo Governo Federal, é de organizar todo o sistema, desde ampliar, modernizar e sinalizar a pista, até auxiliar na construção de terminal de passageiros e disponibilizar linhas aéreas que permitam o trânsito de passageiros.