Rádio Colmeia FM

Pedro Ivo garante total apoio aos Catadores de Material Reciclável

 

Foto: Divulgação

 

O prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, e o vice, Jair Brugnago, participaram de um encontro promovido pelo Provopar Estadual com os Catadores de Material Reciclável. A reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira, (10), na Associação de Moradores do Bairro São Bernardo. No evento o prefeito garantiu apoio aos catadores e irá disponibilizar local para carroças e animais no Rio d’ Areia. O objetivo do Provopar é reunir os catadores em associações e dar todo o suporte necessário. “A prefeitura não vai deixar vocês na mão”, garante Pedro Ivo.

 

Ação do Estado no projeto

 

O Provopar Estadual faz visita às Associações conhecendo a estrutura e fazendo um diagnóstico para dar o encaminhamento necessário evitando que os catadores trabalhem de forma isolada, todos unidos eles em cooperativa para possibilitar melhores condições de trabalho. A capacitação e a formação dos catadores de material reciclável são metas estipuladas pela entidade. No caso de União da Vitória existe a Associação de Materiais Recicláveis e o Provopar sugere que os moradores do final da rua Cruz Machado, que mudarão para o novo Conjunto do Rio d’ Areia, se juntem aos associados.

 

Com a palavra o prefeito

 

Mesmo no início do mandato, Pedro Ivo disse que vai conhecer, junto de Brugnago, a Associação. O prefeito exalta a importância dos catadores se unirem numa Associação. Segundo ele isso dá força ao grupo, diferente de trabalhar isolado. “O trabalho de vocês é fundamental para a sociedade e disso vocês tiram a renda. Vamos injetar recursos e ajudar a associação em tudo que for necessário”, disse o prefeito. Pedro Ivo mencionou várias idéias, como campanha educacional de reciclagem e disposição da estrutura da prefeitura para ajudar os catadores, inclusive na coleta. Segundo ele, a prefeitura colocará máquinas e equipamentos necessários, dando dignidade para todos.

 

O apoio é fundamental

 

O apoio da prefeitura, de acordo com o assistente técnico ambiental do Provopar, Henrique Nadolny Neto, é fundamental devido ao conhecimento tanto dos catadores quanto no implemento do apoio estrutural. Na mudança para as novas casas no Rio d’ Areia, os catadores preocupam-se com a guarda de suas carroças e animais, cerca de dez carroças e dez cavalos. De imediato, Pedro Ivo disse que a prefeitura vai encontrar um espaço, com água, sombra e abrigo para os animais, e cercar o terreno. Isso permitirá que os cavalos fiquem alojados, as carroças guardadas e os catadores se sintam atendidos com dignidade pelo poder público, na visão de Pedro Ivo. Brugnago elenca que essas ações sustentam a dignidade e a valorização dessa classe trabalhadora, que além do sustento cuidam do meio ambiente.