Rádio Colmeia FM

Pedro Ivo garante UPA 24 horas para União da Vitória

 

Foto: Divulgação

 

O anúncio da implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, em União da Vitória da Vitória, aconteceu nesta terça-feira, 19, em Brasília, durante uma reunião entre o prefeito Pedro Ivo Ilkiv e representantes do Ministério da Saúde. Os vereadores Gilmar Jarentchuk (presidente da Câmara Municipal) e Carlos Bueno acompanharam o prefeito durante o encontro.

O prefeito explica que o investimento é do Governo Federal e que serão destinados R$ 2,2 milhões para a construção da unidade, bem como para aquisição de equipamentos, inclusive um aparelho de Raio X. Para a manutenção da UPA, que deve ser construída na Rua Prudente de Moraes, nas proximidades do Fórum Eleitoral e da rodoviária de União da Vitória, o Governo Federal vai disponibilizar, mensalmente, R$ 170 mil.

A diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde (Fusa), Margarete Olivo, observa que a UPA será uma importante ferramenta para organizar todo o sistema de saúde do município.

 

 

UPA

 

De acordo com a Portaria nº 32 do Ministério da Saúde, emitida no início do mês de março, a UPA faz parte do conjunto de serviços de urgência não hospitalares, conforme a Política Nacional de Atenção às Urgências, ficando setorizada entre a Unidade Básica (Posto de Saúde) e a Atenção Hospitalar. A A UPA funcionará em conjunto com ambas e terá uma equipe multiprofissional. Ao ser atendido, o paciente é avaliado e direcionado conforme a sua necessidade específica diagnosticada.