Rádio Colmeia FM

Pedro Ivo participa da comemoração dos 57 anos da Emater

 

Foto: Divulgação

 

A Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-PR), regional de União da Vitória, reuniu seus 48 colaboradores dos nove municípios atendidos, para uma confraternização de aniversário, na Cantina Fornello, nesta segunda-feira, 20. A empresa foi criada em 20 de maio de 1956 com intuito de prestar assistência técnica aos produtores rurais, em parceria com outras entidades. A prefeitura de União da Vitória tem desenvolvido vários trabalhos em conjunto com a Emater, sendo o município um dos primeiros a receber o escritório da entidade, após sua criação. O prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, e o vice, professor Jair Brugnago, participaram da festividade que marcou, ainda, o lançamento do programa “Emater do Futuro”.

O chefe do Escritório Regional da Emater, Cleacir Junior Dall Agnol, apresentou o novo programa da empresa apontando para uma perspectiva de constituir um planejamento estratégico, visando acoplar novas tecnologias e aprimorar as técnicas no auxílio aos produtores rurais. Segundo ele, a Emater visa avanços e modernização, para aperfeiçoar o modelo de gestão por resultado, não apenas por esforço.

A regional atende aos municípios de União da Vitória, Porto Vitória, General Carneiro, Bituruna, Cruz Machado, Paulo Frontin, Paula Freitas, São Mateus do Sul e Antônio Olinto. Em todos esses municípios possui escritórios e extensionistas atuando. Sobre União da Vitória, Cleacir enalteceu a presença do prefeito Pedro Ivo e vice professor Jair, na confraternização da empresa. O chefe da Emater disse que é fundamental a proximidade com a administração para um trabalho mais qualificado. “Ele “Pedro Ivo” sempre atende aos nossos convites e está sempre pronto em contribuir com os produtores rurais”, destaca Cleacir.

Pedro Ivo recordou que seu trabalho na administração pública sempre teve uma estreita relação com o meio rural. Quanto à Emater, o prefeito observou que tem desempenhado um importante papel de apoio e orientação aos agricultores, especialmente aos mais carentes de ajuda técnica. No caso de União da Vitória, Pedro Ivo elogiou o trabalho realizado com a horticultura, piscicultura e produção de leite. Três áreas em que a prefeitura pretende ampliar o auxílio, em parceria com a Emater.

O chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Revelino José Petla, também participou do evento e ressalta a importância da Emater no campo educacional. Em parceria com o NRE e prefeituras de União da Vitória, Paula Freitas e Porto Vitória, a empresa está trabalhando a instalação na Casa Familiar Rural no distrito de São Domingos. Compete ao NRE organizar a parte pedagógica da Escola de Formação para os filhos de agricultores dos três municípios.