O vice-prefeito de Porto União, Percy Storck, recebeu a cerca de 20 dias atrás, uma informação de que 173 famílias brasileiras estariam retidos no México. Os brasileiros se tratam de equipes médicas que se formaram no País, realizaram estágio e devido a pandemia do novo Coronavírus, não conseguiram retornar ao Brasil.
Após pedir apoio de órgãos públicos de Santa Catarina e Paraná, já que alguns desses brasileiros são do município de Porto União (SC) e União da Vitória (PR), Percy anuncia que foi realizada uma articulação em conjunto com o Senador Álvaro Dias, em que o Itamaraty disponibilizou um voo humanitário da Força Aérea Brasileira (FAB) que irá até a América Central no domingo, 17 de maio. “Estou feliz de ter contribuído um pouco para isso”, enfatiza Storck.
“Existem pessoas comprometidas com o bem-estar da população e foram em busca de recursos para tornar possível a volta dessas pessoas aos seus lares. Sendo assim, é com muita alegria e satisfação que agradeço a todos os Deputados e Senadores Catarinenses e Paranaenses, por não mensurarem esforços para ajudar essas famílias que encontravam-se fragilizadas, em especial, agradeço o apoio e dedicação do Deputado Estadual Paranaense Hussein Bakri e do Senador Álvaro Dias, que foram indispensáveis para a efetivação desta missão com sucesso”, afirma o vice prefeito.
O Deputado Estadual e líder do Governo Paranaense, Hussein Bakri (PSD), complementou aos agradecimentos ao “Governo Federal e Presidente da República, por terem atendido esse pedido”. Para Hussein, “é um momento mágico a gente poder chegar e resolver os problemas”, concluiu.
Desde o início da pandemia da Covid-19, quase 22 mil brasileiros já foram repatriados do exterior pelo Itamaraty. A maior parte, em torno de 8 mil pessoas, estavam em Portugal. Logo depois, aparecem Peru (1.610), México (1.086) e Argentina (1.062).
Acompanhe os agradecimentos do vice prefeito Percy Storck sobre a repatriação dos 173 brasileiros: