O trabalho de modernização do principal cartão postal de União da Vitória, a praça Coronel Amazonas, continua e em breve a população poderá conhecer como ficou o novo espaço. Além do espaço físico a Prefeitura de União da Vitória, em união com a Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona e com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), estão fazendo a recuperação de todas as pinturas que estão no muro da faixada da instituição.
Os artistas iniciaram os trabalhos no final de semana e quem fez a recuperação de cada trabalho foram os próprios artistas que fizeram a pintura antes dos anos de 1980 e também nos anos de 1989,1999 e 2002. Agora em 2020, os mesmos estão fazendo a recuperação dos desenhos. Segundo a professora e secretária executiva da Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona, Ivanira Olbertz, três obras serão novas, pois uma delas a artista faleceu no início do ano de 2019 e outras duas são artes ligadas diretamente sobre a praça, tendo a Casa da Família Amazonas, que fica localizada no distrito de São Cristóvão e o primeiro barco a vapor que fez com que a economia iniciasse na cidade.
“Estamos fazendo um trabalho em parceria em prol de contribuir com a valorização da recuperação da praça Coronel Amazonas, que é o cartão postal de União da Vitória. A Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona, está fazendo a recuperação da pintura do muro da antiga Fafi, hoje Unespar, que conta a história da cidade. Agradecemos a Prefeitura de União da Vitória, por deixar os artistas fazerem este trabalho e a Unespar por nos doar as tintas”, enfatizou a professora Ivanira.
A praça Coronel Amazonas, será inaugurada no dia 07 de setembro (segunda-feira), às 10h, com o ato de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Paraná e da cidade de União da Vitória e em seguida a inauguração da nova praça. A população é convidada para participar e deve seguir todas as recomendações como evitar aglomeração, e uso de máscara.