Rádio Colmeia FM

Pioneira na região, União da Vitória vai inserir produtos regionais como tilápia e erva-mate na merenda escolar

A iniciativa das Secretarias de Agricultura e Educação objetiva fortalecer a Agricultura Familiar e incrementar a Merenda Escolar oferecida para os alunos das Escolas e CMEI´s de União da Vitória

Divulgação Prefeitura de Porto União

Em uma iniciativa que vai fomentar e fortalecer a Agricultura Familiar e incrementar e a Merenda Escolar em União da Vitória, as Secretarias Municipais de Agricultura e Educação estão alinhando uma ação entre o Município e a Cooperativa Agroecológica Vale do Iguaçu (COOAVI), que vai fomentar a comercialização de produtos produzidos pelos cooperados para a alimentação escolar do Município.

O assunto foi tratado durante uma reunião com a participação do Secretário de Agricultura, Marcelo Schlenert, do presidente da COOAVI, Ademir Costa, da Secretária da Cooperativa, Roseli Lulek e do Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura, César Strapassola.

De acordo com Marcelo Schlenert, a iniciativa vai beneficiar tanto o pequeno agricultor quanto os alunos da rede municipal de ensino de União da Vitória. “Com essa iniciativa estamos buscando ampliar os produtos que são oferecidos na merenda escolar e ampliar o número de produtores que fornecem esses itens para alimentação escolar, inclusive vamos inserir produtos que são da nossa região, por exemplo o filé de tilápia, pinhão, erva mate, entre outros”, afirmou o secretário, que falou que essa é uma ação pioneira na região e que busca diversificar a alimentação escolar, a produção dos agricultores e valorizar os produtos regionais.

Marcelo também destacou que com essa iniciativa é possível agregar valor aos produtos que são produzidos pela agricultura familiar, auxiliando a cadeia produtiva do início ao fim, desde a produção, assessoria técnica até a comercialização e também fomentar a economia rural. “Isso é uma forma de incentivo através da Prefeitura, que fará a compra desses produtos para a alimentação escolar”, explicou o secretário

O secretário de Educação, Prof. Ricardo Brugnago, ressaltou que para os alunos da rede municipal, que recebem diariamente a merenda escolar, a iniciativa também só trará benefícios, pois além dos produtos que já fazem parte da agricultura familiar aos quais os alunos já tem acesso, eles passaram a ter contato com mais variedades. “Quero aqui parabenizar a meta do Prefeito Bachir Abbas de aumentar significativamente o investimento realizado em anos anteriores na compra de produtos para a Merenda Escolar oriundos da Agricultura Familiar, fomentando assim a cadeia produtiva rural em União da Vitória e levando para os nossos alunos cada vez mais uma alimentação mais saudável”, finalizou Brugnago.