Na noite de ontem foi aprovado em segunda discussão, em unanimidade, na Câmara de Vereadores de União da Vitória o Projeto de Lei 10/2024, que declara de utilidade pública a Associação Esportiva Futuro Craque. O Projeto é de autoria do Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB), nome conhecido não só como incentivador do esporte nas Gêmeas do Iguaçu, mas também envolvido sempre em diversas modalidades, seja como treinador, organizador ou até mesmo apreciador, o vereador e ex secretário de esportes de União da Vitória, já desenvolveu diversos projetos de lei ordinária na casa legislativa nesta conjuntura e utilizou a palavra enaltecendo o trabalho desenvolvido pela instituição.
A Associação Futuro Craque fundada em 2019 e posteriormente formalizada como associação, trabalha com crianças e adolescentes de 5 a 18 anos. O programa de treinos libera o talento existente em cada jovem, promovendo a formação cidadã e a inclusão social através da prática esportiva. Além de revelar atletas, a Associação se dedica à construção de possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal, incentivando disciplina, respeito, socialização, amizade e parceria, valores que contribuem para a melhoria da qualidade de vida estimulando o convívio social e coletivo e resgatando valores esquecidos que vão além de um simples chute a gol. Os professores da Associação são profissionais habilitados pelo CREF, altamente capacitados e com vasta experiência e conhecimento. Graças ao trabalho realizado, os resultados positivos têm sido contínuos.
Conforme consta no PL, a valorização de projetos que incentivam o esporte para crianças e jovens é essencial, sendo um direito assegurado pela Constituição Federal e enquanto programa social, mostra-se como uma importante ferramenta na educação e socialização das crianças, auxiliando no desenvolvimento integral, físico e emocional, e na construção de valores éticos e morais, ampliando os princípios fundamentais do caráter e segundo sua redação, também justifica-se no combate à depressão entre crianças e adolescentes.
Texto: Manoela de Paula.