Rádio Colmeia FM

Placa que denomina Portal Turístico é descerrada

Foto: Divulgação

O prefeito Anízio de Souza e o vice-prefeito Aloísio Salvatti descerraram oficialmente a placa que denomina o Portal Turístico de Porto União de José Tarlombani. O evento foi realizado na manhã deste sábado, 10.

Foto: Divulgação

 

Apesar de aprovada a lei em 2011 que dá o nome ao Portal, até o momento não havia nenhuma indicação do nome oficial do local, que é um ponto turístico.

A família de José Tarlombani entrou em contato com a administração municipal para que fosse colocada a placa, pedido este atendido pelo prefeito Anízio de Souza.

A filha de José Tarlombani, Dona Terezinha falou em nome da família, “nós recebemos isso com muita alegria e sentimento de coisas boas. Isso mostra que pessoas simples, mas, com coração aberto são importantes na vida de outras pessoas e no desenvolvimento da nossa cidade”, disse.

“O nome foi aprovado e assim como a família, a administração estava preocupada em colocar a placa que denomina o nome do Portal. José Tarlombani foi uma pessoa importante aqui na região do Pintado e é justa essa homenagem”, destacou Salvatti.

Anízio de Souza lembrou que José Tarlombani foi um dos responsáveis pela construção da primeira capela da comunidade do Pintado. “A família entrou em contato com nós pedindo a colocação da placa no Portal e atendemos ao pedido da dona Terezinha, que é filha de José Tarlombani. E hoje ao lado de toda a família conseguimos colocar a placa com a denominação do Portal que fica na entrada do Município. Ele foi um dos primeiros moradores da região do Pintado e ajudou a desenvolver essa região e pela construção da primeira Capela”, afirmou o prefeito.

 

Histórico José Tarlombani

 

José Tarlombani nasceu no dia 17 de março de 1905, no Bairro de Santa Rosa, em Porto União – SC. Filho de Vitório Tarlombani, natural da Itália, que foi um dos primeiros moradores de Porto União, e de Eudóxia Tarlombani, natural da Áustria.

Casou-se com Ana Alikexeveski Tarlombani no dia 17 de julho de 1936, na Igreja Matriz de Porto União.

Desta união o casal teve duas filhas: Divahyr e Terezinha Evani.

Logo após a união matrimonial, o casal foi residir na Comunidade do Pintado, iniciando a colonização neste local. O casal deu impulso na construção da primeira Capela da comunidade, pois no dia da primeira festa realizada para este fim choveu, então foi terminada a realização da festa na pequena casa do casal Tarlombani.

José Tarlombani ajudou e lutou para que fosse construída a escola da comunidade, em cujo prédio funciona regularmente até hoje. Trabalhou trinta anos no DER, no trecho da Estrada de Rodagem que vai do Pintado a São Miguel da Serra.

Faleceu no dia 6 de maio de 1992 na comunidade do Pintado.

 

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.