Rádio Colmeia FM

Plano de Resíduos Sólidos de Porto União começa a ganhar forma

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Porto União por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente realizou na semana passada as reuniões para a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de Porto União.

Os encontros foram centralizados nos bairros Santa Rosa, Jardim Oliveira, Cidade Nova, São Bernardo do Campo, Santa Cruz do Timbó e São Miguel da Serra, porém abrangeram toda a área rural e urbana de Porto União. O trabalho foi orientado pelo consultor João José Marçal Júnior, da empresa Líbera Assessoria Ltda, de Blumenau, contratada para auxiliar na elaboração do plano.

Apesar da pequena participação da população, as pessoas que estiveram presentes deixaram suas ideias e sugestões as quais foram incluídas no plano que será elaborado e finalizado na sequencia.

A elaboração do plano é uma exigência do Governo Federal, pois com ele concluído o município está habilitado para buscar recursos na área ambiental. Acredita-se que até o mês de outubro o plano esteja concluído, em todas as etapas necessárias para aprovação da Câmara e sanção do prefeito Anízio de Souza.

“Trata-se de um planejamento de como vamos trabalhar com nosso lixo (orgânico, hospitalar, industrial e reciclável) nos próximos vinte anos, dando a destinação correta para ele”, destaca o diretor de meio ambiente, Júlio Chaicowski, integrante do grupo de trabalho formado para a elaboração do plano. “Temos que fazer a triagem do material para que haja a reciclagem apropriada, diminuindo o lixo que irá para o aterro e colaborando para a renda de famílias, integrantes da Associação dos Recicladores”, explica Chaicowski.

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Foto: Divulgação