Ícone do site Rádio Colmeia FM

PM de Porto União alerta cidadãos sobre golpe do sequestro

Foto; Polícia Militar

A equipe da Policia Militar da cidade de Porto União, com o objetivo de alertar os cidadãos e preservar a segurança de todos, confeccionou um manual de anti golpe. Apesar de serem feitas várias campanhas destacando esse assunto, principalmente em nossa emissora, a equipe policial afirma que em dois dias, recebe nove a mais ligações sobre essa prática.

Diante das diversas denúncias, a equipe está disponibilizando algumas orientações. A prática ocorre da seguinte forma: Um indivíduo liga aleatoriamente a um número de telefone, pede a identificação da pessoa e em seguida, afirma que alguém de sua família foi sequestrado. Logo em seguida, é colocado na linha alguém chorando, pedindo por ajuda, se aproveitando do estado emocional da vítima, e é muitas vezes nesse momento, que a própria vítima acaba revelando o nome da pessoa que seria o “sequestrado”.

Com a informação do nome, o indivíduo começa a pedir dinheiro para o suposto resgate, e nisso a vítima cai em um golpe. A equipe policial destaca que nos falsos sequestros, a ligação ocorre de um numero bloqueado ou de um código de área de outro estado, não falam o nome da vítima, apenas citam quando a pessoa do outro lado da linha acaba divulgando, e não desligam o telefone até conseguirem o dinheiro pedido pelo resgate.

Em um sequestro real, as ações são diferentes. Primeiramente, ocorre duas ligações, na primeira o sequestrador passa todas as informações que tem da vítima, e somente na segunda passa valores e demais detalhes. Às vezes, ocorrem mais ligações, sempre em momentos inesperados, e isso é feito por que o autor não quer ser identificado e muito menos localizado.

 

Orientações:

 

Mantenha a calma apesar da pressão psicológica e evite dizer o nome do suposto sequestrado. Tente pedir mais informações, para confirmar se há um refém real.

Tente entrar em contato com a pessoa que alegam estar sequestrado. Se não conseguir, pergunte aos autores alguma coisa que somente a real vitima saberia responder, como nome do melhor amigo, do cachorro ou outro familiar.

Na maioria dos casos é apenas um golpe, então mantenha a calma durante todo contato, quanto mais pedir informações, mais se desviar do assunto dinheiro, irá conseguir mais cedo que os autores desliguem o telefone.

Por fim, registre a ocorrência. Somente com um registro a equipe policial pode investigar o caso e tentar identificar o autor. Em emergência, disque 190.

Sair da versão mobile