Ícone do site Rádio Colmeia FM

PM’s de folga salvam jovem vítima de afogamento em cachoeira de União da Vitória

Cachoeira das Bromélias

No domingo, 18 de outubro, um jovem morador de Paulo Frontin, se divertia com alguns amigos na Cachoeira das Bromélias, situada na Localidade de Palmital de Cima, interior de União da Vitória. Repentinamente teve uma espécie de mal súbito e perdeu suas forças. Ele foi sendo levado ao fundo de um poço existente no local e, nesse momento, dois policiais militares que se encontravam no local conseguiram retirá-lo da água, prestando os primeiros socorros e restabelecendo seus sinais vitais.

De acordo com as informações levantadas, ele estava nadando quando perdeu as forças sendo levado para o fundo das águas. Os amigos pediram por socorro e os policiais militares, sargento Jairo Andrade do 27 Batalhão de Policial Militar do Paraná e o Soldado Thiago Marcos Miskiewicz da Polícia Militar Ambiental de Porto União prestaram o salvamento. Eles se encontravam no local com seus familiares durante seu período de folga.

Sargento Jairo Andrade
Soldado Thiago Marcos Miskiewicz

Formaram um cordão humano com populares até chegar onde a vítima estava, mesmo com grandes dificuldades para o salvamento aquático (pois não possuem o treinamento adequado para esse tipo de situação), arriscaram a própria vida para o salvamento do jovem, que sem essa iniciativa enfrentaria a morte certa, uma vez que já encontrava-se desacordado.

O rapaz utilizou a sua conta na rede social Facebook, para prestar agradecimentos aos heróis, que não se identificaram como policiais militares no momento do salvamento.

Confirma o relato na íntegra:

Quem vê estas fotos de um lugar lindo e maravilhoso, com pessoas felizes, não sabem o aperto que passei, escrevo aqui para agradecer e contar um pouco do que me aconteceu e como pessoas colocadas por Deus em minha vida me ajudaram. Digo a meus amigos, vocês todos são mais que isso, são verdadeiros irmãos que arriscaram suas vidas para salvar e devolver a minha. No último domingo fomos brincar em uma cachoeira, lugar este que já havia ido outras vezes, porém enquanto nadava não sei ao certo o que me aconteceu, fui perdendo as forças e indo para o fundo de um poço, nem para os meus amigos que estavam ao lado consegui gritar por socorro, porém quando estes perceberam não mediram esforços em vir me ajudar, tenho vagas lembranças mas agradeço a Deus pois acredito ser a mão dele através dos meus amigos que me seguraram e me puxaram para fora da água. Não lembro de muitas coisas, pois fiquei desacordado porém como eles contaram foi muita luta e eles também quase perdendo a vida para salvar a minha, não vou citar nomes para não ser injusto pois cada um ajudou de alguma forma, fazendo o seu melhor e não se importando com o que viesse acontecer, deixo aqui meu eterno reconhecimento e agradecimento. Contem comigo sempre para o que der e vier!!!!!”.

O cuidado com a segurança em áreas de balneário (rios, cachoeiras, lagos e açudes) deve ser redobrado durante o período de verão, pois em locais aparentemente sem perigo é que se há o risco maior de se envolver em situações que podem colocar a vida em risco.

Sair da versão mobile