No sábado, 04 de maio, foi realizado pelo Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), a 8ª edição do Projeto “Rio Limpo”, com base em terra no Clube Náutico Hobi, onde diversas instituições apresentaram seu trabalho e rotina para a comunidade que visitavam o local, também de onde partiram as embarcações que promoveram a limpeza das margens do rio Iguaçu.
O 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental através de suas unidades das cidades de Porto União e Caçador participaram do evento em terra promovendo ações de educação ambiental, e em suas embarcações conduzindo voluntários para realizar a coleta de lixo das margens do Rio Iguaçu.
Foram apresentados para alunos da rede pública municipal e população em geral, artefatos apreendidos em pesca e caça ilegais, equipamentos utilizados para captura de animais e de uso operacional da Polícia Militar Ambiental (PMA), armamentos, GPS e outros. Tudo explanado e apresentado de forma clara e adequada as diferentes idades dos interlocutores, que ficaram extasiados com a realidade de trabalho da PMA.
A redução dos detritos encontrados às margens desse importante rio, após o início do projeto, é evidente sendo que em anos iniciais foram coletadas cerca de oito toneladas de lixo, sendo computadas duas toneladas no ano de 2018 e somente (1,2) uma tonelada e duzentos quilos em 2019.
A importância dessas ações está demonstrada nos números, que reduzem ano após ano, sabendo-se que não somente a coleta é responsável por essa redução, mas também a conscientização que se constrói com a propagação da ideia disseminada pelo Projeto Rio Limpo, onde torna o cidadão parte integrante do meio e responsável pela sua manutenção e, preservação, originando pouco a pouco a construção de uma consciência ambiental consistente.