Rádio Colmeia FM

Polícia Ambiental intensificará fiscalização no período da Piracema

 

Foto: Divulgação

Até o dia 28 de fevereiro de 2013, está proibida a pesca amadora e profissional, devido à Piracema, fase esta em que os peixes nadam em direção à nascente para desovar. A proibição é instruída pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama), e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Se constatada alguma irregularidade, a Polícia Ambiental encaminhará o infrator em flagrante para a delegacia. Responderá por crime ambiental, com penas que variam de 2 a 3 anos. Todo o material será apreendido.

A pesca desembarcada, aquela que é praticada no barranco dos rios, está permitida, desde que os critérios estabelecidos pela legislação ambiental sejam respeitados. É permitida apenas a pesca de espécies exóticas, como o tucunaré, tilápia e corvina. Mesmo assim, a prática só é liberada em reservatórios de água, e com permissão. O mesmo vale para a pesca em reservatório.

A fiscalização será realizada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pelo policias do Batalhão de Policia Ambiental.

A Polícia Ambiental orienta que a colaboração da população é imprescindível para a preservação dos rios da nossa região. Por isso, pede que as denúncias de descumprimento da proibição da pesca sejam feitas através do telefone (42) 3621 7900.

Documentação para pesca no período da Piracema

Tanto para a pesca amadora quanto para a profissional, embarcada ou desembarcada, é necessária a posse da documentação emitida pelo Ministério da Pesca. Para a emissão do documento é preciso responder algumas perguntas e se cadastrar no site do ministério no endereço http://www.mpa.gov.br/. O documento é emitido na hora. Para mais informação ou denuncias a população pode entrar pelos seguintes telefones:

 

3º Cia Guarapuava (42) 3621 7900

Pelotão de Segredo (42) 3675 1451

Pelotão de Ponta Grossa (42) 3228 1581

Pelotão da Lapa (41) 3622 7691

Pelotão de Telemaco Borba (42) 3273 8527

 

Foto: Divulgação