Rádio Colmeia FM

Policia Militar destaca importância das setas no trânsito

Foto: Polícia Militar

A utilização das setas é obrigatório segundo o Código de Trânsito Brasileiro, Art. 196. Ressaltamos a grande quantidade de acidentes ocorridos devido à falta desta sinalização, muitos casos ocorrem por falta de atenção do condutor, onde o mesmo imagina que os outros transeuntes já tem conhecimento prévio da direção que deseja tomar, algo completamente errôneo e em desacordo com o que estabelece o Art. 196 do CTB.

O CTB que trata dos conceitos de trânsito coloca que a luz indicadora de direção (pisca), é a luz destinada a indicar aos usuários que o condutor tem a intenção de mudar a direção do veículo. Neste sentido, ressaltamos a importância de praticar a direção defensiva como um ato de conduzir seu veículo de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas ou erradas que os outros condutores venham a tomar.

Dessa maneira antes de iniciar qualquer tipo de manobra que implique na mudança de direção tanto para a esquerda quanto para a direita, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com antecedência, por meio das luzes indicadoras de direção.

Art. 196 – Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, o início da marcha, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação:

Infração – grave;

Penalidade – multa.