Rádio Colmeia FM

Policiais Militares doam sangue em comemoração aos 161 anos da entidade

Foto: Policia Militar

Nesta terça-feira, 4 de agosto, um grupo de policiais militares da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (2ª CIPM) realizaram doação de sangue, e cadastro de medula óssea, na Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) – Banco de Sangue – de União da Vitória. A ação é parte do calendário de comemoração dos 161 anos da Polícia Militar no Paraná, marcada por diversas atividades, entre elas o evento cívico alusivo à data, marcado para a próxima segunda-feira, 10, nas dependências do próprio comando.

O principal objetivo, de acordo com o comandante da 2ª CIPM, capitão Gilmar Golemba, é conscientizar as pessoas da importância de doar sangue, demonstrando a participação social da corporação para além da prestação de serviço de segurança pública. “É um gesto humanitário, não só no aniversário da Polícia Militar”, relata. “Faz parte da educação e cidadania.”

O capitão lembra que a Polícia Militar é único órgão presente em todos os municípios do Paraná e é bem salutar dar o exemplo para a sociedade, sem esperar nenhum tipo de gratificação pelo ato, mas agindo de forma voluntária. “O que uma mão dá a outra não precisa saber”.

Gilmar Golemba, ainda, destaca a adesão de seus comandados em colaborar com a iniciativa. “Agradeço aos policiais que se prontificaram a doar”. Também, o comandante lembra que diversas atividades compõe o calendário comemorativo de 161 anos da Polícia Militar, com evento cívico programado para a próxima segunda, na sede 2ª CIPM. Nesse mesmo ato será empossado o Conselho Comunitário de Segurança, segundo o capitão.

Foto: Policia Militar

Serviço:

 

O Banco de Sangue fica na rua Castro Alves, 26,  centro de União da Vitória. Para doar sangue basta comparecer na Unidade, de segunda à quinta-feira, das 13h às 16h, portando documento com foto. Idade mínima para doar é 16 anos (com presença e autorização de responsável) e máximo de 61 anos de idade.

Para medula óssea são coletados cerca de cinco ml de sangue que vão compor o cadastro do voluntário, sendo informado posteriormente em caso de compatibilidade. Realizando uma única coleta, os dados ficam à disposição para possíveis doações de medula até os 60 anos de idade do voluntário, basta atualizar contatos.

Foto: Policia Militar

Foto: Policia Militar