Rádio Colmeia FM

Policiais realizam solenidade ao Dia do Patrono

Foto: Tiago Amaral / Rádio Colmeia

O 27º Batalhão da Policia Militar de União da Vitória, realizou no dia 17 de maio, uma solenidade de comemoração ao Dia do Patrono da Policia Militar do Paraná, Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. Na oportunidade, também foi realizado a formatura de alguns policiais militares. O evento ocorreu ás 10h na sede do 27º Batalhão.

O Comandante Geral da Policia Militar do Paraná, Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, juntamente com o Comandante do 4º Comando Regional, Coronel Edson Solak, e o Comandante do 27º Batalhão da Policia Militar de União da Vitória, Major Renato dos Santos Taborda, realizaram o evento e convidaram várias autoridades da região e alunos do PROERD da Escola Municipal Vitória Fernandes, que se fizeram presentes.

No evento teve a entrega das medalhas, entre elas, da medalha Heróis do Contestado, que tem o objetivo de reconhecer o serviço prestado por aqueles que apoiam a Policia Militar do Paraná, e o fim foi marcado por um desfile da tropa em continência as autoridades.

Major Taborda, em entrevista à Rádio Colmeia, destacou a importância dessa solenidade e explicou sobre a escolha do Patrono, o Coronel Sarmento que faleceu no dia 21 de abril do ano de 1934.

Foto: Tiago Amaral / Rádio Colmeia

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2018/05/PMPR-01-MAJOR-TABORDA-FALA-DO-EVENTO-E-DA-SEGURANÇA-PÚBLICA-QUE-VIVEMOS.mp3?_=1

 

Sobre Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento:

Nascido no Ceará no dia 17 de maio de 1882, veio para o Paraná em 1903, e no dia 29 de julho de 1907, então com 25 anos, ingressou na Polícia Militar do Paraná, na época no Regimento de Segurança. De 1912 a 1926, participou de todas as operações revolucionárias no Estado, e durante este tempo, recebeu muitas condecorações, dentre elas a Medalha de Serviços Militares.

Tomou parte na Campanha do Contestado e durante a Batalha do Irani, em 22 de outubro de 1912, enfrentou os jagunços do falso monge José Maria, na tentativa de salvar seu Comandante, Coronel João Gualberto, que foi ferido gravemente no olho direito.