Rádio Colmeia FM

População é favorável ao Estacionamento Rotativo, mas com cobranças justas

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A população de Porto União compareceu em peso na noite desta terça-feira, 27 de agosto, na Câmara de Vereadores do município para participar e dar sua contribuição sobre o Estacionamento Rotativo, debatido na Audiência Pública.

A Audiência Pública começou às 19h40, após o fim da sessão do dia da Câmara de Vereadores e do retorno do sinal da internet para que os trabalhos fossem divulgados pela página do poder legislativo. A ação foi comandada pelo vereador Hélio Weber e contou com a presença do advogado da Câmara de Vereadores, do Promotor de Justiça Tiago Davi Schmitt, e do Capitão da Polícia Militar, Paulo Ricardo Galler. No primeiro momento, em acordo com os vereadores, o espaço foi aberto para as perguntas da comunidade, em que cinco moradores inscritos fizeram suas devidas explanações. Em seguida foi a vez dos vereadores, Polícia Militar, advogado e Promotor de Justiça, de responderam cada questionamento.

A população aceita que o município precisa do Estacionamento Rotativo, mas reclama do projeto enviado para a casa de leis pelo prefeito Eliseu Mibach, sobre o fato das multas serem aplicadas pela Polícia Militar e ter perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Um dos moradores destacou o trabalho das equipes de segurança pública da cidades, mas reclamou que se a Polícia Militar ficar só para atender o telefone de chamada para aplicar multa, vão deixar de cumprir o seu papel em outras funções.

Sobre o serviço a ser realizado pela Polícia Militar, o capitão Galle destacou qual será na prática, o papel de fiscalização da PM no sistema do Estacionamento Rotativo, acompanhe:

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2019/08/AUDIENCIA-03-CAPITÃO-GALLE-DA-PM-D-EPU-FALA-DO-PAPEL-FISCALIZATÓRIO-DA-POLÍCIA-MILITAR-SOBRE-O-ESTACIONAMENTO-ROTATIVO.mp3?_=1

 

O Promotor de Justiça Tiago, destacou que muitas pessoas estão “rotulando” o Ministério Público de Porto União como o autor do projeto de lei, então explica qual é o papel do MP sobre esta matéria em prol de ajudar o morador:

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2019/08/AUDIENCIA-02-PROMOTOR-TIAGO-SCHIMIDT-FALA-SOBRE-A-JURISPRUDENCIA.mp3?_=2

 

O vereador Christian Agenor Martins, falou sobre seu voto e disse que a população não deve ser penalizada. Martins declarou que se o projeto não tiver alterações em prol do povo, vai votar contra e explicar os motivo do seu voto se houver mudanças:

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2019/08/AUDIENCIA-01-CRISTIAN-MARTINS-FALA-DO-SEU-POSICIONAMENTO.mp3?_=3

 

O vereador Hélio Weber, que foi presidente da Audiência Pública, falou que os vereadores puderam ter uma noção do que a comunidade quer sobre o Estacionamento Rotativo:

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2019/08/AUDIENCIA-04-VEREADOR-HELIO-WEBER-FALA-DE-COMO-FOI-A-AUDIÊNCIA-PÚBLICA-E-O-PRÓXIMO-PASSO.mp3?_=4

 

Vale destacar que na noite desta terça-feira, não foi feita a votação da implantação do Estacionamento Rotativo em Porto União, mas sim, dado atenção a população para falarem suas opiniões sobre o projeto.

 

Os pedidos:

A população solicitou aos vereadores, que seja colocado no projeto mais vagas de carga e descarga, pois no município, atualmente, só existe uma vaga no centro de Porto União. Também pediram para ter a cortesia de 10 minutos toda vez que o motorista parar em uma vaga e que a empresa que for administrar o serviço, coloque pontos de venda para os créditos, sendo um serviço eficiente e ágil.

No projeto está previsto a colocação de parquímetro e segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Roderlei Pinto, seria colocado de quatro a seis equipamentos em toda Porto União, mas ainda segundo Carlos Roderlei, é pouco equipamento para muitas vias da cidade que vão receber o serviço de Estacionamento Rotativo.

Durante está semana, os vereadores devem se reunir em seus gabinetes e discutir sobre este projeto, para em breve colocarem em votação.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia