Rádio Colmeia FM

Porto União “Cidade Amiga”, 99 anos

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Porto União cidade amiga

Que há tanto tempo já me abriga

Quero ofertar-te esta canção

Como expressão

De bem querer.

A “Cidade Amiga”, está em festa nesta segunda-eira, 5 de setembro, pois são 99 anos, de muitas histórias, desafios e grandes momentos de um povo que faz de cada dia o sucesso deste município.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Parabéns Porto União “Cidade Amiga”, que há tanto tempo nos abriga. Hoje a nossa cidade está em festa, pois são 99 anos, de muitas lutas, desafios e grandes momentos de festa por conquistas na política, economia, esporte, saúde, educação, cultura, turismo e em várias áreas, que faz com que Porto União, seja respeitado em todo o Estado de Santa Catarina e no Brasil.

Para marcar os 99 anos, da cidade, no sábado, 3, a Prefeitura junto as várias entidades, realizaram na rua Sete de Setembro, o tradicional Desfile de aniversários, onde contou com a presença de várias pessoas, não só de Porto União, mas também da cidade vizinha de União da Vitória e de muitas pessoas de outras cidade, que aqui estavam. O Desfile teve fim às 11h, na praça Hercílio Luz, onde na Estação União, já estava acontecendo a IV Festa das Etnias, que marca a cultura dos povos que fazem a sociedade desta terra.

Já nesta segunda, 5, a programação de aniversário, teve inicio às 9h da manhã, na praça Hercílio Luz, com o Hasteamento das Bandeiras do Brasil, Santa Catarina e de Porto União, com a presença da comunidade dos alunos da Escola Coração de Maria de União da Vitória e da Banda Marcial Eugênio Schwegler, do Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis.

Na praça foi entoado o Hino Nacional, como também um breve relato da história da cidade de Porto União e ao fim o Hino da nossa cidade.

Ás 10h15 teve o segundo evento em comemoração ao aniversário da cidade e ao mesmo tempo dando inicio para a contagem regressiva para os 100 anos da cidade que será em 5 de setembro de 2017, com uma grande festa. Na manhã de hoje as margens do rio Iguaçu, foi inaugurado o monumento de João Pessoa, que no ano de 1931, serviu como base para os mais diversas embarcações pararem na cidade de Porto União da Vitória. O monumento tem em sua ponta uma deusa com asa e na sua mão uma luz, que faz co que seja observado que ali é um local de parada,

O artista portuniense Roque Correia, que foi o idealizador de recuperação e criação da nova deusa, conversou com a Rádio Colmeia, e enfatizou o seu trabalho como de pesquisa horas de muito trabalho e na data de hoje, onde ele faz a entrega junto ao prefeito de Porto União Anízio de Souza e ao secretário Municipal de Cultura e Turismo de Porto União José Carlos Gonçalves da praça e obra para a comunidade.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2016/09/ANIVERSÁRIO-02-ARTISTA-ROQUE-CORREIA-FALA-DO-SEU-TRABALHO-EM-FAZER-A-OBRAS-DE-JOÃO-PESSOA.mp3?_=1

 

A família de João Pessoa foi representada pela senhora Margareth Rose Ribas, que é presidente da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), que na oportunidade agradeceu a administração pública pelo resgate histórico como também por valorizar o local, onde conta muito sobre a história do surgimento da cidade.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2016/09/ANIVERSÁRIO-04-MARGATETE-ROSE-RIBAS-REPRESENATDO-A-FAMILAI-DE-JOÃO-PESSOA-AGARDECE-PELA-VALORIZAÇÃO-DA-HISTÓRIA.mp3?_=2

 

O secretário Municipal de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves, em suas palavras destacou o momento de valorizar a nossa história e disse que este é o primeiro momento das atividades dos 99 anos como dos preparativos dos 100 anos.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2016/09/ANIVERSÁRIO-06-SEC-JOSÉ-CARLOS-FALA-DOS-EVENTO-D-ANIVERSÁRIO-E-DA-INAUGURAÇÃO-DE-HOJE.mp3?_=3

 

O prefeito da cidade Anízio de Souza, também destacou as palavras do secretário de Cultura e disse com toda clareza, que o povo de Porto União, só terá um futuro, pois as pessoas de hoje estão fazendo o resgate da história “Pois povo sem passado, não tem futuro”, disse Souza.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2016/09/ANIVERSÁRIO-05-PREF-ANIZIO-FALA-DO-MONUMENTO-E-DIZ-QUE-POVO-SEM-PASSADO-NÇAO-TEM-FUTURO.mp3?_=4

 

O sub Tenente do Corpo de Bombeiros de Porto União Albertino Mafra, também esteve prestigiando os eventos na manhã de hoje e parabenizou a cidade pelos seus 99 anos, e enfatizou que hoje o Corpo de Bombeiros de Porto União, também está em festa, pois foi na data de aniversário da cidade que foi implantado a unidade local.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2016/09/ANIVERSÁRIO-01-SUB-TENETE-MAFRA-FALA-DO-ANIVER-HJ-DOS-BOMBEIROS-D-EPU-E-PARABENIZA-A-CIDADE.mp3?_=5

 

Ao fim do evento foi feito a entrega do monumento para a comunidade e a Banda Marcial Eugênio Schwegler, fez a sua apresentação.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2016/09/ANIVERSÁRIO-03-BANDA-DO-NE-JORNALISTA-HERMINIO-MILIS.mp3?_=6

 

Galeria: