Rádio Colmeia FM

Porto União define estratégias para o enfrentamento ao Coronavírus

Imagem prefeitura Porto União

Na manhã de ontem, 19, estiveram reunidos os integrantes da Comissão de Gestão de Crise nomeada no Decreto Municipal 939, sobre o enfrentamento ao Coronavírus. Dentre outros assuntos, a comissão foi enfática no sentido de acalmar a população e combater a desinformação que gera pânico e histeria.

Os profissionais da Secretaria de Saúde recomendaram que as pessoas que apresentarem os sintomas devem ligar para a Secretaria Municipal de Saúde para receber as orientações de como proceder e, se necessário, poderão receber uma consulta domiciliar para evitar a exposição. O telefone para esse serviço é: 3522 1332.

Algumas ações já foram tomadas para dar mais celeridade ao diagnóstico e agilidade aos profissionais de saúde como o remanejamento de motoristas e carros de outros departamentos para a Secretaria Municipal de Saúde. Também foram destinados servidores de serviços gerais para aumentar as ações destinadas a higiene e limpeza dos espaços públicos.

Nas unidades básicas de saúde estão sendo instaladas tendas na área externa para evitar aglomerações em locais fechados. Depois de feita a triagem, os pacientes que apresentarem sintomas serão encaminhados para isolamento até que o diagnóstico seja concluído.

O corpo técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Porto União é um dos mais bem preparados da região já que conta com um médico infectologista e uma médica pneumologista. Os postos de saúde estarão atendendo das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Ressaltando que os boletins informativos serão emitidos diariamente, a partir de hoje, conforme determina o Decreto Municipal número 939 de 18 de março de 2020.