Rádio Colmeia FM

Porto União ganha curso em parceria com Pronatec e IFSC

Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Porto União realizou o primeiro encontro com as pessoas inscritas no curso de operadores de tratamento de resíduos sólidos, na tarde de segunda-feira, 24, na Central da Cidadania. Ali os inscritos puderam acompanhar detalhes do cronograma do curso, que inicia no dia 12 de abril, em Canoinhas.

Essa será a segunda turma iniciada na região do Planalto Norte, contando com alunos de Porto União e de Três Barras. O curso é oferecido pelo Pronatec, por meio do Instituto Federal de Santa Catarina, e terá suas aulas realizadas no Câmpus de Canoinhas.

O engenheiro de produção, responsável pelo curso, Lourival Chipitoski, explica que a carga horária é de 160 horas. “Será trabalhado com os alunos tanto a teoria como a prática. Da grade fazem parte: comunicação técnica, cidadania, empreendedorismo, resíduos sólidos, pratica, segurança no trabalho, riscos biológicos, exposição a animais peçonhentos e outros assuntos que contribuem para a formação completa do aluno”, explica.

“Como essa é a segunda turma, já temos uma experiência muito positiva dos resultados apresentados. Esperamos que esses resultados positivos sejam verificados com esse novo grupo também”, afirma o assessor administrativo do IFSC – Câmpus Canoinhas, Willian Hasegawa.

A parceria com o Pronatec contribui para a formação, pois os alunos não pagam nada e ainda recebem vale alimentação e vale transporte, até completarem o curso. “Teremos um ônibus saindo de Porto União, que levará essas pessoas até Canoinhas. Lá, toda a nossa estrutura com os laboratórios será utilizada”, diz Hasegawa.

Cabe ao município toda a coordenação e apoio em todo esse trabalho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.