Rádio Colmeia FM

Porto União inicia elaboração do Plano Municipal de Educação

Foto: Marciel Borges

O dia 5 de abril ficará para a história de Porto União. A data marcou o início da elaboração do Plano Municipal de Educação. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e foi conduzido pelo secretário de Educação, Bento Trindade Junior e sua equipe.

Participaram do encontro, além da equipe da Secretaria de Educação, os educadores das redes municipal, estadual e particular, universidades, entidades filantrópica, GERED, secretários municipais, vereadores, representantes das áreas de saúde, ação social, segurança pública, sociedade civil organizada, representada por membros dos sindicatos, CACs, Associações de moradores, entidades religiosas. O objetivo do encontro foi apresentar quais serão os caminhões a serem levados para a elaboração do Plano Municipal de Educação.

Esse documento será um direcionamento para as políticas educacionais do município para a próxima década, com base no Plano Nacional de Educação/PNE que está em tramitação no Senado Federal.

A coordenadora desse processo, pedagoga Arlete Tabaca Cardoso, enfatizou da importância da participação de todos e o comprometimento de todas as instâncias para o êxito desse processo.

O trabalho conta com a assessoria do professor Dr. Aurélio Bona Júnior, que  contextualizou a construção do Plano Nacional e a articulação entre a esfera federal e municipal  para a construção desse trabalho. Ele elogiou o município de Porto União pela iniciativa e coragem de elaborar um plano de forma participativa e democrática. Segundo Bona com a aprovação do PNE, haverá um grande investimento na educação e os municípios organizados receberão recursos e conseguirão investir onde realmente é necessário.

Ao final dos trabalhos foi formada uma Comissão Geral, presidida pelo secretário Municipal de Educação, Bento Trindade Júnior, o qual destacou que este é um momento histórico para educação de Porto União. “O documento, que será aprovado na Câmara de Vereadores, norteará a educação independente de mudanças de gestão nos próximos 10 anos, dando segurança aos novos gestores e legitimando a decisão democrática dos elaboradores desse plano, daí a responsabilidade de todos que aceitaram fazer parte desse desafio”, definiu o Secretário.

Ficou agendada a primeira reunião da Comissão Geral no dia 9 de abril, na Secretaria de Educação, para a realização de um diagnóstico da realidade educacional de Porto União. Os trabalhos prosseguem no decorrer do ano, com previsão de término no mês de setembro, culminando com uma assembleia geral para aprovação do documento e encaminhamento do ante-projeto a Câmara de Vereadores para aprovação final até o final de 2014.