Rádio Colmeia FM

Porto União inicia vacinação contra Covid-19 de crianças nesta terça-feira, 18

Ilustrativa

Porto União recebeu neste sábado, 15, o primeiro lote com 200 doses da vacina pediátrica Pfizer para início da vacinação contra a Covid-19 das crianças de 5 a 11 anos. Neste primeiro momento, pelo quantitativo de doses recebidas, as primeiras crianças a receberem a vacina serão as de 10 e 11 anos de forma geral e de 5 a 9 anos que se encaixem no grupo prioritário, informou a coordenadora de epidemiologia, Eduarda Jaskiw. A imunização desse grupo inicia nesta terça-feira, 18.

No grupo prioritário se encaixam as crianças portadoras de comorbidades, crianças indígenas, quilombolas, crianças que vivem em abrigos e lares com pessoas com alto risco para evolução grave da doença, e crianças que são portadoras de algum tipo de deficiência seja ela física, mental, intelectual ou sensorial.

Ainda, dentro do grupo prioritário, são considerados indivíduos com deficiência permanente aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações do ponto de vista físico, mental, intelectual ou sensorial:
a) Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
b) Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir;
c) Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar;
d) Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc. Em relação aos indivíduos portadores de comorbidades, devem ser considerados aqueles com as situações listadas abaixo:
a) Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher, mucopolissacaridoses e outras);
b) Doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias);
c) Cardiopatias congênitas e adquiridas;
d) Doença hepática crônica;
e) Doença renal crônica;
f) Doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave);
g) Imunossupressão congênita ou adquirida (incluindo HIV/Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora devido à doença crônica como doenças reumatológicas e doenças inflamatórias intestinais – Crohn e colite ulcerativa);
h) Hemoglobinopatias (anemia falciforme e talassemia maior);
i) Obesidade grave (IMC: escore z>+3);
j) Síndrome de down.

A partir de amanhã o grupo elencado já poderá se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto do bairro Bela Vista e Área Industrial que estão fechadas pelo aumento de casos de Covid-19. No caso das crianças moradoras desses bairros, os pais podem se descolar para qualquer outra UBS.

O que levar?

CPF da criança e do responsável; caso a criança não tenha CPF é solicitado o cartão SUS da mesma para checagem e registro no sistema. No momento da vacinação também é solicitada a assinatura do responsável. “Por isso pedimos a todos os munícipes que tenham paciência nas filas das salas de vacinação, pois vacinar uma criança leva mais tempo que um adulto”, finalizou Eduarda.