Rádio Colmeia FM

Porto União inicia vacinação de pessoas com comorbidades e com deficiência permanente

A vacinação contra a Covid-19 está em andamento em Porto União. Segundo o Plano Nacional de Imunização, as pessoas que devem receber a vacina na etapa 3 são as com comorbidades e as que têm deficiência permanente.

Para a distribuição igualitária das doses, o Plano Nacional de Imunização define que sejam vacinados primeiro os grupos com idade entre 55 e 59 anos.

Os responsáveis pelas pessoas com Síndrome de Down e que frequentam a APAE, já estão recebendo os formulários de autorização da vacinação independente da idade.

No caso dos pacientes com comorbidades, é preciso comprovar a condição via laudo médico, apresentado no preenchimento do cadastro de solicitação de imunização.

Por definição, as comorbidades ocorrem quando há associação entre duas ou mais doenças, ao mesmo tempo, em um paciente. No caso do coronavírus, doenças preexistentes como diabetes, hipertensão, asma e tuberculose estão entre as principais que podem afetar e agravar o estado de saúde de pacientes.

A vacinação deste e dos demais grupos está condicionada ao envio das doses pelo Ministério da Saúde.

Até dia 10 de maio, Porto União já havia recebido 10.428 vacinas sendo que 6.538 foram aplicadas para a primeira dose e 3.490 para segunda dose.

Pessoas maiores de 60 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina devem entrar em contato com a agente comunitária que atende sua região.