Rádio Colmeia FM

Porto União marca presença no Parlamento Jovem em Florianópolis

Foto: Divulgação

O município de Porto União representou o Planalto Norte na 18ª edição do Parlamento Jovem Catarinense, organizado pela Escola da Assembleia Legislativa, em Florianópolis. A sessão ordinária aconteceu na quinta-feira, 14, no plenário da Assembleia, quando os deputados jovens apresentaram seus projetos, mas desde a segunda-feira o grupo esteve participando de uma série de atividades preparadas pela Casa.

No total foram 28 preposições apresentadas. De Porto União, as cinco jovens, Tabita dos Santos, Franciele Peixoto, Karine Luiza da Rosa, Ana Maria Nogueira e Karine Reisdorfer, alunas da Escola Estadual Balduíno Cardoso, tiveram seus projetos aprovados. Um dos destaques foi levantado pela deputada estudante Franciely que apresentou a preposição, instituindo o dia 22 de março como o Dia Estadual do Rio Iguaçu, alertando para a necessidade de preservar o manancial.

Mesmo assim, todos os demais projetos apresentados por Porto União foram aprovados. Karine Luiza da Rosa apresentou a importância da criação de políticas públicas de preservação do Memorial do Contestado. Karine Reisdorfer indicou uma moção para o Governo do Paraná e indicação para Santa Catarina um estudo sobre a bacia hidrográfica do Rio Iguaçu para melhorar a situação das cheias. A aluna Ana Maria Nogueira apresentou uma moção para sugerir a reativação das ferrovias no Planalto Norte, com intuito de investir mais na região e reduzir o movimento nas rodovias. Já o projeto de Franciele Peixoto que defendia a implantação de um profissional da psicologia nas escolas estaduais, já havia sido escrito por outras três escolas e acabou permanecendo em pauta a que tinha inscrito antes.

A gestora do Núcleo da Educação para cidadania da Escola do Legislativo, Léia Medeiros Cardoso, enfatiza que o objetivo desse projeto é desenvolver a cidadania na juventude. “Esse projeto visa aproximar a juventude do Poder Legislativo apresentando a formação, o conhecimento do processo legislativo, a vivência e o cotidiano de um deputado. Isso acaba desenvolvendo muito o interesse do jovem em participa da vida na sua cidade”, afirma Léia. O projeto possui duas edições por ano, por isso, há muitos casos de deputados estudantes, que hoje são líderes em suas regiões até alcançando o cargo de vereadores.

Foto: Divulgação

Da história do parlamento jovem oito preposições feitas por eles, tramitaram na Casa Legislativa e se tornaram Leis Estaduais. “É uma contribuição da juventude para a legislação catarinense”, comemora Léia.

A comitiva de parlamentares de Porto União começou a ser formada já no mês de agosto, contando com o apoio direto dos professores Jucélia Gotardo e Reginaldo Marques. “Pudemos ver muito interesse de todos por estarem ansiosos, escutando, prestando atenção nas apresentações dos colegas, buscando apoiar e até mesmo ser contra quando necessário”, disse a professora Jucelia, orgulhosa de seus alunos.

Os deputados Antonio Aguiar e Silvio Dreveck estarão dando seguimento aos projetos apresentados por Porto União na sessão ordinária. “Entregamos a eles cópias das preposições para que eles continuem defendendo as ideias de Porto União, para que elas possam se tornar leis e serem utilizadas para o benefício da população”, destacou o professor Reginaldo.