Rádio Colmeia FM

Porto União participa da Assembleia Ordinária da Amplanorte

Foto: Divulgação

O prefeito de Porto União Anízio de Souza e o vice-prefeito Aloisio Salvatti participaram na segunda-feira, 11, da Assembleia da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), em Mafra. O encontro foi conduzido pelo presidente da Associação, Aldomir Roskamp, onde foram discutidos vários assuntos de interesse regional.

Dentre os assuntos foram apresentados alguns projetos que integram a pauta dos trabalhos dos municípios. Um deles trata sobre o III Workshop sobre Desenvolvimento Regional no Território do Contestado e II Seminário Sistemas de Produção Tradicionais e Agroflorestais, que acontecerá entre os dias 20 a 22 de agosto de 2014, em Canoinhas. Um dos objetivos desse trabalho, promovido pela UNC, é a questão do plantio da erva-mate, incentivando de forma crescente o cultivo na região.

Outro assunto discutido foi apresentado pelos representantes do INCRA sobre a funcionalidade da sala da cidadania, que oferece ao agricultor oportunidade de buscar na internet, de forma ágil, alguns serviços importantes para esse público. Além de renegociar dívidas, os beneficiários da reforma agrária poderão, por exemplo, fazer atualizações cadastrais, solicitar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP-B), declaração de INSS e Certificado de Cadastro de Imóvel Rural ou apresentar demandas do Programa Minha Casa, Minha Vida e do Pronatec.

Os prefeitos também discutiram sobre as dificuldades encontradas para sustentabilidade das cooperativas de Papanduva, Major Vieira, Monte Castelo e Porto União, que estão perdendo espaço para cooperativas maiores ou empresas de grande porte. A situação será estudada e será criado um projeto para auxiliar neste trabalho.

Na parte da tarde o encontro entre os prefeitos e representantes do município seguiu com a apresentação do Programa Nova Economia, do Sebrae. Esse projeto é resultado da reunião com o Governador do Estado, com os prefeitos no mês de junho, onde foi solicitado auxílio para o desenvolvimento econômico da região.

Esteve presente a Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucia Gomes Vieira Dellagnelo. Ela destacou a necessidade de buscar novos caminhos para a economia de Santa Catarina, com a construção de um diagnóstico de quais as necessidades da região. “Temos como um desafio diminuir as desigualdades regionais, criando uma nova economia, planejada e atuando com o capital humano, formando pessoas preparadas para agregar valores a produtos já produzidos em cada região”, destacou.

O Sebrae já efetivou esse trabalho de diagnóstico nos municípios, apontando como melhorar os indicadores mais negativos, bem como a forma de trabalhar as potencialidades de cada município.

Outro assunto discutido foi a questão das ferrovias, que complementam o turismo em toda a região. Ficou acordado que os passeios serão realizados nos cinco municípios, Porto União, União da Vitória, Mafra, Canoinhas e Três Barras. O município paranaense ingressou nesse consórcio para o desenvolvimento do projeto Ferrovias do Contestado, que terá ampliação nos detalhes em uma próxima discussão.

O vice-prefeito Salvatti enfatizou que o trabalho em união é essencial. “Já estamos bem a frente, mas com as parcerias temos muitas chances de desenvolver ainda mais Porto União, mas isso só se faz com a união de todos os municípios, o que hoje está acontecendo”, disse.

Para o prefeito Anízio de Souza esses encontros são importantes para discutir avanços para a região. “Estamos sempre participando e discutindo junto com os demais prefeitos o desenvolvimento”, destacou o prefeito. “A parceria com o Sebrae tem sido essencial para conseguirmos colocar em prática os projetos, destacando o que temos de melhor”, finalizou.

 

Foto: Divulgação

Colegiado de Comunicação:

Durante a manhã estiveram reunidos também os assessores de comunicação da região do Planalto Norte. Formou-se então o Colegiado de Assessorias de Comunicação do Planalto Norte (Amplasscom). A partir daí a comunicação das Prefeituras ganha mais força, levando para todo o estado de forma regional, o que há de melhor nos municípios da Amplanorte. O colegiado terá espaço no colegiado estadual de comunicação, onde fazem parte os municípios de todo o estado catarinense.