Rádio Colmeia FM

Porto União participa da reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional

Foto: Divulgação

O prefeito Anízio de Souza e o vice-prefeito Aloísio Salvatti participaram da reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Canoinhas, na tarde de sexta-feira, 12. Acompanhou a reunião o comandante do Corpo de Bombeiros de Porto União, Tenente Marcelo dos Santos Rodrigues. Os conselheiros de Porto União, Almir Borini e Mário Orth, também participaram da reunião realizada na cidade de Canoinhas.

Porto União apresentou um projeto, solicitando o repasse de R$ 231.341,20 para o Corpo de Bombeiros de Porto União. Esse recurso servirá para a construção de uma garagem e uma torre para caixa d’água, visando o estacionamento das viaturas, a instalação do sistema hidráulico preventivo e servindo para treinamento de salvamento em altura. O projeto foi aprovado pelos conselheiros.

Em sua fala, o presidente do CDR e secretário regional, Ricardo Pereira Martin, frisou a importância das entidades e lideranças políticas participarem das discussões e aprovações de projetos para região. “É muito importante discutirmos, analisarmos e acrescentarmos ideias aos projetos apresentados, para que boas ações sejam realizadas aqui na nossa região”, afirmou.

O principal papel da CDR é servir de elo entre o Governo e a sociedade. O conselho, com caráter deliberativo, integram representantes dos mais variados segmentos sociais, estimulando discussões, ideias e deliberações. Nenhum projeto ou ação, convênio, financiamento ou parceria do Estado com qualquer município ou entidade é executado sem antes obter a aprovação do Conselho.

Foto: Divulgação

“Cada município apresentou o seu projeto. Nós apresentamos esse projeto do Corpo de Bombeiros aprovado por todos os membros do Conselho. É importante a aprovação no Conselho, através dele que apresentamos as demandas dos municípios ao governo do Estado”, revelou o vice-prefeito Salvatti.

Seguindo os trâmites legais do Estado, os projetos encaminhados para votação do Conselho devem ter seus recursos aprovados por meio de cadastro no portal SC Transferências. Após isso, o projeto deverá ser cadastrado no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF) para que seja incluído no orçamento da secretaria e posteriormente deve ser encaminhado para a pauta da reunião mensal do CDR.

Anízio destacou o projeto de melhorias no Corpo de Bombeiros. “Perdemos mais de 80% dos recursos do Funrebom (Fundo de Reequipamento Corpo de Bombeiros), após a criação do Corpo de Bombeiros em União da Vitória e por isso é necessária ajuda para realizar essas melhorias na estrutura do Corpo de Bombeiros do município”, explicou o Prefeito.

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.