Rádio Colmeia FM

Porto União participa do Programa Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa

Foto: Divulgação

O prefeito Anízio de Souza e o secretário de Administração, Paulo Buch, receberam na manhã de quinta-feira, 30, a visita de professores e alunos da Escola Estadual Professor Balduíno Cardoso, de Porto União, que participam do Programa Parlamento Jovem Catarinense, representando o Planalto Norte.

O programa acontecerá entre os dias 10 e 14 de novembro, quando as cinco deputadas jovens de Porto União, alunas da Escola Balduíno Cardoso, apresentam seus projetos na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Outros 35 deputados jovens de outras regiões do Estado também levarão suas preposições.

A escolha das deputadas aconteceu dentro da própria escola, onde cada uma colocou a sua sugestão de projeto de lei, que foi incrementada com a ajuda dos professores Jucélia Gotardo e Reginaldo Marques, que integram a coordenação do grupo.

“A nossa escola foi sorteada para participar do programa. Cada região de Santa Catarina teve que elencar cinco alunos para serem deputados por cinco dias na Assembleia”, afirma Jucelia.

Até o dia da apresentação em Florianópolis, muitas atividades precisaram ser realizadas dentro da escola com a ajuda de Secretarias da Prefeitura, da Câmara Municipal e de outros setores para formalizar cada uma das preposições.

“Agora é um misto de ansiedade e nervosismo, e um pouco de medo do desconhecido para apresentar esse trabalho. Mas preparamos bastante as deputadas, que conheceram vários setores que envolvem a área legislativa para que cada uma apresente da melhor forma possível a sua preposição”, destaca Reginaldo.

As 40 preposições dos deputados jovens serão apresentadas, discutidas e, se aprovadas, irão para discussão na Assembleia Legislativa para possivelmente serem apresentadas como Lei Estadual.

Para o prefeito Anízio essa é uma ação muito válida para que os jovens aprendam mais sobre as questões políticas, que envolvem a sociedade. “É um exercício da cidadania. Espero que todas ou pelo menos uma das preposições levadas pelas nossas jovens possa ser bem aproveitada na Assembleia”, disse o prefeito Anízio.

O presidente da Associação Empresarial de Porto União (ACIPU), também acompanhou parte do encontro.

 

Foto: Divulgação

Confira quais são os Projetos de Lei que entram em pauta na Assembleia:

 

– Tabita dos Santos defende a criação do Dia Estadual do Rio Iguaçu, priorizando a questão da preservação dos recursos hídricos.

– Franciele Peixoto defende a implantação de um profissional da psicologia nas escolas estaduais, para auxiliar o trabalho pedagógico que é realizado nas escolas.

– Karine Luiza da Rosa trabalha sobre políticas públicas de preservação do Memorial do Contestado.

– Karine Reisdorfer indica uma moção para o Governo do Paraná e indicação para Santa Catarina um estudo sobre a bacia hidrográfica do Rio Iguaçu para melhorar a situação das cheias.

– Ana Maria Nogueira apresenta uma moção para sugerir a reativação das ferrovias no Planalto Norte, com intuito de investir mais na região e reduzir o movimento nas rodovias.