Rádio Colmeia FM

Porto União realiza atividades na Semana Mundial de Aleitamento Materno

 

Foto: Divulgação

Teve início no dia 1° de agosto a Semana Mundial de Aleitamento Materno com a proposta de conscientizar e incentivar as mamães a alimentar exclusivamente com leite materno seus bebês durante os seis primeiros meses de vida. Em Porto União, o trabalho é intenso durante o mês inteiro de agosto, quando toda a população é informada de maneira mais abrangente sobre os benefícios da amamentação.

Com isso, a Secretaria de Saúde de Porto União intensifica as atividades em todas as unidades de saúde com orientações às mães e gestantes sobre a importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros meses de vida. Também estão sendo distribuídos pequenos laços dourados, simbolizando o padrão ouro do leite materno.

“Estamos entregando nas unidades de saúde e em outros pontos da cidade, um pequeno laço dourado, que simboliza a importância da campanha”, explica Ilse Simione Mibach, coordenadora do programa da saúde da criança no município.

O Laço Dourado foi escolhido para representar o apoio e a promoção ao aleitamento materno. O dourado significa que a amamentação é padrão ouro para a alimentação infantil, que é o melhor alimento e que não pode ser comparado a nenhuma outra alternativa. Os lados do laço representam a mulher e o bebe. O nó central significa o pai, a família e a sociedade. As pontas significam o futuro.

Na manhã de terça-feira, 6, o prefeito Anízio de Souza recebeu o seu laço dourado. “Fico muito feliz em ver que a nossa equipe está engajada e preocupada em cuidar bem das nossas crianças e mamães”, afirma o Prefeito. O resultado do trabalho de integração entre as equipes, buscando proporcionar mais qualidade de vida à população, pode ser visualizado com o resultado do IDH de 2010, divulgado na semana passada. Porto União comemora o índice alcançado, o qual colocou o município em 1º lugar no Planalto Norte, 21º em Santa Catarina (293 municípios) e em 87ª posição com relação aos 5.565 municípios brasileiros. Nesse índice além de avaliar a renda e educação é levado em conta a longevidade, entrando nesse aspecto todas as ações desenvolvidas na área da saúde.

 

Sobre a amamentação:

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que, além de garantir uma vida mais saudável ao recém-nascido, a alimentação à base de leite do peito contribui para reduzir em dois terços a mortalidade infantil em todo o mundo.

O leite materno é o alimento ideal para a criança até os dois anos de idade. Ele contém todos os nutrientes, inclusive água, de que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida.

 

Vantagens do leite materno:

 

– É o melhor alimento para o bebê;

– é de fácil digestão;

– protege o bebê contra várias doenças;

– transmite amor e carinho, fortalecendo a relação entre mãe e filho;

– não precisa coar, ferver, nem esfriar;

– está sempre pronto em qualquer hora e lugar na temperatura ideal;

– é de graça;

– reduz o risco de câncer de mama e ovário.