A movimentação do sábado, 24, foi grande no ginásio de Esportes Lauro Muller Soares em Porto União com realização do XXIII Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas (Cinfaban) e o IX Concurso Cidade de Porto União de Fanfarras e Bandas. O evento contou com a participação de 36 corporações dos Estados do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo, somando aproximadamente 2.400 pessoas participantes.
O evento foi realizado pela Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas presidida pelo professor José Carlos Gonçalves e o apoio da Prefeitura de Porto União, Secretaria de Cultura e Turismo, DME Porto União, Secretaria de Educação e demais secretarias da administração, Banda Marcial da Escola Maria, EEB Nilo Peçanha, EEB Cid Gonzaga, Núcleo Educacional Hermínio Milis e das polícias militares dos municípios de Porto União e União da Vitória.
As corporações participantes de Porto União e União da Vitória fizeram bonito na competição. A Corporação Musical da Escola Municipal Lina Forte conquistou o 1º lugar na categoria de fanfarras infantis; a Fanfarra da Escola Antônio Gonzaga foi a 1ª colocada na categoria de bandas de percussão infantil; a Fanfarra do Colégio Estadual Bernardina Schleder com a 1ª colocação entre as fanfarras com uma válvula; e a Banda Marcial Nilo Peçanha conquistou o 2º lugar na categoria de Bandas Marciais.
Na categoria de Bandas os grandes destaques foram às participações da Banda Municipal de Pinhão que conquistou o título de campeã na categoria de bandas de concerto e a Banda Marcial Guarda Mirim do Paraná que além de conquistar o título de campeã entre as bandas marciais, ainda conquistou a maior pontuação entre todos os participantes.
De Porto União o público pode acompanhar também a apresentação da Banda Marcial João Fernando Sobral, Corporação Musical Pantera do Vale e Fanfarra Dragões do Vale, que obtiveram notas altíssimas também e destacaram-se durante todas as apresentações.
“É um evento grandioso apoiado pela Prefeitura, que trouxe para a nossa cidade mais de quatro mil pessoas para o evento. O balanço final é extremamente positivo. Além de divulgar as nossas cidades de uma forma positiva para os visitantes, o concurso estimula a participação e a formação desta espécie de conjuntos, dando oportunidades às crianças e jovens da participação em uma atividade sadia, que não somente ensina música e coreografias, mas acima de tudo auxilia no processo pedagógico, educacional, formação moral e cívica dos indivíduos, autoestima, desenvolvimento motor e psicomotor dos envolvidos no processo”, explicou Gonçalves.
Para o vice-prefeito Aloísio Salvatti o mais importante desses eventos é inserir os jovens e direcionar eles para um caminho. “Muito importante para Porto União um evento deste tamanho. Quem ganha são as crianças que estão fazendo algo cultural e estão fora das ruas. Com certeza todos esses visitantes vão levar uma boa impressão de nossa cidade”, afirmou Salvatti.
O prefeito Anízio de Souza participou da abertura e esteve presente no decorrer do evento. “Quero parabenizar a Secretaria de Cultura e Turismo e o professor José Carlos pelo evento que emocionou quem esteve presente. Foi mais uma edição do Cinfaban coroada de sucesso”, destacou o prefeito.