Porto União foi presenteada com um artefato histórico de grande valor: um teodolito centenário doado pelo senhor Roberto Pedro Bhom. O instrumento de precisão, utilizado em medições topográficas, carrega consigo uma rica ligação com a história da cidade, já que foi empregado pelo pai do doador na agrimensura do campo de aviação de Porto União, inaugurado em 1939, na saída da cidade em direção a Canoinhas.
A entrega aconteceu no gabinete do prefeito Eliseu Mibach, que, aproveitou o momento para interagir com outro equipamento histórico doado: um antigo aparelho de telefone. Durante a simulação de uma chamada, o prefeito destacou a importância de preservar e valorizar itens que contam a trajetória do município.
Os equipamentos foram recebidos pela secretária de Cultura e Turismo, Alice Schnornberger, que agradeceu pela doação e ressaltou o cuidado em disponibilizá-los rapidamente para a população. Ambos os itens já estão em exposição no Museu Salustiano Costa Júnior, localizado no andar superior da rodoviária de Porto União.
A doação é um convite para que a comunidade e visitantes explorem o museu, onde memórias do passado se encontram preservadas para inspirar as futuras gerações.