Ícone do site Rádio Colmeia FM

Porto União registra novos casos positivos de Covid-19

Gisele Ovitski / Rádio Colmeia

Porto União não foi atingido pela passagem do vendaval com ventos de até 90 Km/h que estava previsto para acontecer no domingo, 12 de julho, segundo dados meteorológicos da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. Entretanto, o prefeito e presidente da Defesa Civil de Porto União Eliseu Mibach, destaca que o alerta não é uma brincadeira e todos devem ficar atentos.

Mibach diz que “Deus desviou, deu tudo certo e a chuva e o vento não veio, mas tem que ficar atento porque isso não é brincadeira e todos já sabem o que já passamos com isso em nossa região”, enfatizou. O prefeito destacou que toda equipe da Prefeitura e Defesa Civil estavam de prontidão, caso fosse necessário agir.

Porto União escapou do vendaval, porém, enfrenta ainda outro problema, o numero crescente de casos positivos da Covid-19 (novo Coronavírus). Mibach salienta que “a situação está ficando difícil, incontrolável e por isso peço a compreensão de todos para que evite aglomeração, os idosos evitem sair de casa, vamos cuidar das crianças, usar o álcool gel, lavar bem as mãos (…) vamos nos cuidar porque a situação está fácil de sair do controle”.

Atualmente o município consta 124 pessoas em monitoramento, “número muito alto, nunca tivemos um número tão alto assim, normalmente era 25, 30” enfatizou Mibach. Há também 17 casos suspeitos, que já estão em isolamento aguardando resultado de exame, 16 curados, 417 que já tiveram alta do monitoramento e 15 pessoas em tratamento.

“Nossa equipe de fiscalização está nas ruas nesta semana, verificando festas, rodas de chimarrão, uso do narguilé, vamos fiscalizar mais, pois não queremos problemas maiores de saúde para população de porto união”, alertou o prefeito, que ressalta que se “quatro ou cinco pessoas depender de UTI, com o respirador, pronto; nossa capacidade no hospital já vai ficar lotada e não temos como atender os novos casos”, explica.

Mibach também afirma que “não quero tomar decisões mais drásticas com relação ao comercio, população”.  

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/07/eliseu.mp3

Os casos monitorados estão assim dispostos:

Centro 17 casos

Santa Rosa 18

São Pedro 18

Vice King 15

Bela Vista 21

São Bernardo 11

Detalhamento dos casos suspeitos:

Seis pacientes que fizeram coleta em laboratório particular.

11 Pacientes monitorados que tiveram contato com pacientes suspeitos de Covid-19.

Detalhamento dos casos confirmados em tratamento:

Três pacientes fizeram teste rápido com solicitação médica.

Três pacientes do Hospital São Braz que foi colhido material e enviado para o Lacen.

Nove paciente que fizeram teste rápido pelo inquérito sorológico da Secretaria Municipal de Saúde.

O inquérito sorológico teve início no dia 03 de julho com todos os profissionais da Saúde, Polícia Militar, Polícia Civil, Unidade Prisional e servidores municipais que atendem ao público. Além disso, os casos considerados suspeitos estão sendo testados a partir do oitavo dia de manifestação dos sintomas, independente de internação hospitalar. Isso porque o teste rápido só tem eficácia depois desse período. O inquérito sorológico está em andamento e novos grupos estarão sendo testados.

Sair da versão mobile