Ícone do site Rádio Colmeia FM

Porto União tem ponto de coleta para lâmpadas fluorescentes

Ilustrativa

As lâmpadas são compostas basicamente por materiais recicláveis como vidro, plástico e metais. Entretanto muitos usuários ainda descartam lâmpadas juntamente com o lixo doméstico comum sem saber que com isso estão agredindo à natureza e à própria saúde de diversas formas.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio metálico (Hg) e devem ser descartadas em local adequado. Em caso de quebra do vidro da lâmpada, o vapor de mercúrio é liberado no ar e, pode causar febre, tremor, sonolência, dor de cabeça e náusea caso seja inalado. Em casos de contato prolongado com a substância, pode haver danos ao cérebro, fígado, pulmões e rins.

Esse material é contaminante e pode prejudicar permanentemente um ecossistema se houver contaminação do solo ou em caso de contaminação de rios, se for ingerido por peixes.

As lâmpadas fluorescente devem passar por um processo de descontaminação e após esse processo seus componentes podem ser reciclados normalmente.

Porto União agora tem um ponte fixo para descarte de lâmpadas fluorescentes que fica localizado na MD Grazziotin Materiais Elétricos na Rua Matos Costa, 515, centro.

Sair da versão mobile