O prefeito de Porto Vitória, Kurt Nielsen Junior, informou nesta quinta-feira, 02 de abril, sobre a situação do município em função do decreto do Governo do Estado do Paraná diante da pandemia de COVID-19 (novo Coronavírus). Como o decreto prorrogou os dias de quarentena, algumas mudanças na cidade aconteceram.
A lista de serviços que podem funcionar normalmente com os devidos cuidados agora aumentou na cidade, foram inclusos as lotéricas e os bancos. O município também segue as orientações do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Promotoria de Justiça de Saúde Pública da comarca de União da Vitória.
A prefeitura irá colocar todas as informações necessárias no decreto nº23/2020 que será publicado ainda hoje, diz Kurt. “Na verdade, não terá tantas alterações, são poucas alterações em relação ao anterior, mas que dá uma nova linha”.
Em relação ao funcionamento das balsas, as mesmas seguem paralisadas até segunda ordem. O motivo da paralisação atende a medida de prevenção da doença, que visa evitar o fluxo grande de pessoas causando aglomerações.
Outra medida tomada por Porto Vitória, atendendo as orientações do MPT, é a de deixar os resíduos, material reciclável e lixo em quarentena antes da destinação correta deles. A partir da próxima semana, os dias da coleta serão alterados, passando a serem nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras. Lembrando que a população deve ainda fazer a separação dos resíduos recicláveis e não recicláveis antes da coleta.